Toda e qualquer obra de engenharia deve ter uma campanha de investigação geotécnica constituído no mínimo de sondagem a percussão SPT. Estas sondagens servem para o simples reconhecimento do solo.

Em função dos resultados obtidos nesta investigação preliminar pode ser necessário uma investigação completar através de ensaios de laboratório, ensaios de campo ou mesmo sondagens adicionais, sejam a percussão SPT ou rotativa.

Nos desenvolvimentos dos projetos de saneamento e abastecimento de água não é diferente.

Iniciamos em janeiro de 2.020, em diversas cidades da Bahia os serviços especializados de geotécnica para que sejam realizados os projetos e, futuramente obras de coleta e tratamento de esgoto, assim como abastecimento de água em diversos municípios do estado da Bahia. Este projeto contribuirá para diminuir a carência de distribuição de água e coleta de esgoto no estado da Bahia, além de transformar as condições de vida de diversos cidadãos que hoje vivem nas regiões beneficiadas.

Uma imagem contendo ao ar livre, céu, estrada, caminhão

Descrição gerada automaticamente
Equipe da APL Engenharia executado sondagens a percussão em Salvador BA

Municípios Beneficiados?

Os trabalhos realizados pela APL Engenharia, abrangerá os municípios de: Amélia Rodrigues, Baixa Grande, Caetité, Camaçari, Cândido Sales, Chorrochó, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Ipirá, Itaberaba, Itaparica, Itapé, Itiúba, Jacaraci, Jacobina, Jeremoabo, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Mairi, Mata de São João, Morpará, Muritiba, Ponto Novo, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Salvador, Santa Brígida, Santo Amaro, Saubara, Senhor do Bonfim, Simões filho, Tanhaçu, Utinga e Vitória da Conquista.

Nestes municípios habitam mais de 5 milhões de pessoas. E o trabalho desenvolvido pela APL proporcionará a melhoria do abastecimento de água e coleta de esgoto para todas os cidadãos.

Estudos de solo realizados

Para suporte aos projetos geotécnicos a serem desenvolvidos a APL ira realizar as investigações geotécnicas com vários estudos e ensaios de solo como:

Com o resultado deste trabalho os projetistas envolvidos terão conhecimento das características e parâmetros de resistência dos solos. Assim as redes de distribuição de água e captação de esgoto serão dimensionadas de forma a atender não somente a demanda populacional mas também as imposições naturais feitas pelo solo. Afinal este é o único material de instrução utilizado que não tem suas propriedades definidas pelo homem. As características do solo são uma imposição da natureza.

APL Engenharia na Bahia

Para atendimento destes municípios a APL manterá durante a execução destes trabalhos de investigação geotécnica uma estrutura fixa na região metropolitana de Salvador.

Os trabalhos estão previstos para serem concluídos em 12 meses podendo ser prorrogado por igual período.

Esta estrutura também está disponível para o atendimento de clientes e obras nestas regiões.