Para definir o tipo de fundação e conseguir executar uma edificação com segurança e qualidade, de acordo com as normas técnicas, as investigações geotécnicas não podem ser descartadas ou feitas sem a devida atenção.

O solo é o agente que suportará toda a edificação e, por isso, conhecê-lo é essencial para evitar acidentes e problemas construtivos como fissuras, trincas, deslizamentos e desníveis, entre outros. São inúmeros os casos em que esses resultados foram obtidos, sendo a torre de Pisa um exemplo conhecido em todo o mundo.

Quer entender um pouco mais sobre a relação entre as investigações geotécnicas e os principais problemas construtivos resultantes? Então, continue a leitura!

O que são investigações geotécnicas

A investigação geotécnica consiste em ensaios que visam conhecer e entender o comportamento do solo e das rochas, assim como os perfis que o compõem, sua resistência e demais características.

Essa investigação pode ser visual, por meio de ensaios realizados no local da obra, ou em laboratório. A sondagem é um exemplo e, inclusive, é um dos métodos mais utilizados.

Qual é a importância delas

A sondagem permite determinar índices das diversas camadas presentes no solo, determinando a variação da resistência na medida em que a profundidade aumenta, identificando características e estrutura. Além disso, fornece parâmetros para projetos geotécnicos e possibilita a realização de diversas análises.

Quando essa etapa não é realizada corretamente, as informações podem gerar tanto fundações superestimadas, que geram um gasto maior que o necessário, quanto insuficientes, que acarretam problemas de diversos tipos e gravidades.

Em resumo, as investigações geotécnicas feitas corretamente são imprescindíveis para:

  • prevenir e evitar desabamentos;
  • prevenir desmoronamentos e deslizamentos;
  • preservar o lençol freático;
  • conter a ocupação desordenada de locais perigosos;
  • evitar manifestações patológicas relacionadas à infraestrutura;
  • reduzir riscos de acidentes;
  • evitar gastos desnecessários com elementos de fundação.

Como elas podem auxiliar a evitar manifestações patológicas na obra

A investigação geotécnica minimiza riscos e custos, uma vez que os erros construtivos são ainda mais custosos que as fundações superestimadas.

Ela fornece informações relacionadas ao comportamento do solo, indicando qual é a profundidade até a camada resistente, as cargas que serão distribuídas, qual é a tensão da ruptura, componentes e altura do nível d’água, entre outras.

Essas informações são úteis não apenas para a elaboração do projeto de infraestrutura, mas também para definir qual é o melhor tipo de fundação a ser utilizado. Quando essas definições não são realizadas corretamente, o resultado são diversas manifestações patológicas — que, inclusive, podem inviabilizar o uso da edificação já construída.

Quais são os tipos de investigações geotécnicas

Existem vários métodos de investigação geotécnica, sendo que a sondagem é o mais utilizado no Brasil.

A NBR 8044 descreve todos as áreas existentes que englobam o levantamento de dados gerais e nomeia a geotecnia como um deles. A norma ainda detalha a investigação geotécnica e acrescenta o reconhecimento e a prospecção geofísica como áreas que auxiliam nesse levantamento de informações.

Na prospecção geofísica, são detalhados os métodos que permitem a obtenção de informações do subsolo em curto prazo, sendo que as sondagens se caracterizam como base para a interpretação dos dados.

A NBR 8044 também detalha os tipos de sondagem existentes. São eles:

Existem também outros tipos de ensaios que fornecem informações relevantes, como:

Quais são os principais riscos na ausência delas

Os riscos relacionados à ausência ou ineficiência da investigação geotécnica podem ser divididos em desprezíveis, moderados, medianos, graves e muito graves.

Os desprezíveis são os relacionados com aspectos que ocorrem em uma obra e geram alterações no volume planejado de escavação e concreto.

Nos moderados essas divergências são mais significativas. O risco mediano também envolve esse aspecto, porém acrescido de pequenas rupturas, desmoronamentos e possibilidade de atraso no cronograma de obra.

O risco grave envolve todos os aspectos do moderado e inclui a necessidade de maior volume de tratamentos e até a possibilidade de acidentes.

Já o muito grave consiste na ruptura de taludes, desmoronamentos, necessidade de grandes volumes de tratamentos, atrasos irrecuperáveis no cronograma e acidentes — com ou sem presença de vítimas.

Quais são os principais problemas em fundações decorrentes da falta de investigações geotécnicas eficazes

Atrito negativo não previsto

Esse é um problema presente nas fundações profundas, que ocorre principalmente quando estacas são cravadas em aterros recentes construídos sobre solos de argila mole ou em decorrência do rebaixamento do nível do lençol freático.

Ele proporciona a redução da carga admissível nominal que foi adotada para cada estaca, o que pode resultar em deformações e recalques.

Solos moles

As fundações devem transferir as cargas recebidas em solo resistente para tal. Quando a investigação não é feita corretamente, a profundidade projetada pode ser inferior ao que era necessário realmente. Com isso, a edificação pode apresentar fissuras, rachaduras e desníveis, entre outros problemas.

Os prédios da cidade de Santos, no litoral paulista, são exemplos desse problema. A fundação foi feita em um solo que não era resistente o suficiente e adensou, gerando desníveis de até 1,80 m.

Dimensões inferiores às necessárias

Quando a investigação não é feita corretamente, a fundação pode ser subestimada, apresentando dimensões inferiores ao que é necessário. Dependendo da severidade da situação, além de manifestações patológicas, pode ocorrer a ruína da edificação ou a necessidade de um reforço estrutural.

Como se vê, as investigações geotécnicas são extremamente importantes para a segurança e qualidade de um empreendimento e, por isso, nunca podem ser objetos de economia, devendo sempre ser realizadas por profissionais competentes, experientes e qualificados.

Se você precisa realizar uma investigação geotécnica, entre em contato com a APL, uma empresa de engenharia que se dedica exclusivamente a geotecnia de fundações.