A fundação é a etapa mais importante de uma construção — e uma das primeiras dentro de um cronograma de obra. Ao contrário da superestrutura, as obras de fundação utilizam o solo como material construtivo e, este é o responsável por suportar todo o peso da edificação e mantê-la estável sobre o terreno.

Caso a fundação não esteja de acordo com as cargas e esforços solicitados pela construção, a edificação poderá ter graves vícios e anomalias. Então, é fundamental conhecer o tipo de solo, a estratigrafia, a posição do N.A (nível de água) e a capacidade de suporte do terreno, por meio de investigações geotécnicas e sondagens, antes de definir a tecnologia de fundação mais adequada para sua obra.

Ao contrário dos projetos arquitetônicos e estruturais, que podem ser replicados em diferentes canteiros de obras em diferentes localidades, os projetos de fundações e contenções estão diretamente relacionados com o terreno onde a edificação será construída. Em outras palavras, essa é a etapa mais sensível a alterações de cronograma e orçamento em uma obra.

Se você quer reduzir os riscos de atraso em seu cronograma e otimizar a etapa de fundação, continue a leitura deste artigo.

Você sabe como funciona a investigação geotécnica?

A investigação geotécnica é o processo utilizado para o reconhecimento dos perfis do solo e de suas características geotécnicas. Um dos melhores exemplos são as sondagens, capazes de determinar a estratigrafia, posição do N.A, tipo de solo e a variação da resistência do solo com a profundidade.

Quando essa etapa não é devidamente realizada, é grande a possibilidade de atrasos, que podem ser extremamente prejudiciais ao cronograma do projetos. E isso quando temos um profissional qualificado capaz de perceber a falha no processo de investigação. Além dos possíveis vícios da investigação, um erro de interpretação, pode gerar consequências desastrosas para o projeto.

Podemos afirmar que quanto melhor a investigação geotécnica, menor será a quantidade de surpresas na fase de execução do empreendimento.

A escolha do tipo de fundação é subsidiada pelos resultados das investigações geotécnicas, esta terá influência direta no cronograma e orçamento da obra. Uma investigação completa e de qualidade é responsável por reduzir as incertezas dos projetistas geotécnicos, que poderão ser mais arrojados em seu dimensionamento, além de diminuir imprevistos ao longo da execução.

É preciso lembrar que o solo é um elemento natural utilizado como material de construção e, por conta disso, não apresenta controle de qualidade, padronização ou certificado de garantia.

Qual a importância de um projeto de fundação separado do estrutural?

Uma vez que se utiliza o solo como material de construção, as fundações são portanto uma especialidade geotécnica. O projeto geotécnico é formado por um conjunto de análises, interpretações e conclusões sobre as investigações do solo realizadas em campo e no laboratório, além dos estudos, cálculos e outros documentos necessários para identificar os aspectos geotécnicos de um terreno.

Esse tipo de informação é fundamental para o dimensionamento das fundações, bem como para o grau de detalhamento delas. O projeto estrutural, por sua vez, está ligado aos aspectos estruturais do empreendimento, tendo foco nos elementos da construção de concreto e aço.

Para simplificar o entendimento, pense que o projeto estrutural visa definir a quantidade, a posição e a especificidade das vigas, lajes e pilares. O geotécnico está focado no comportamento do solo e na interação do mesmo com a estrutura.

É importante lembrar que estamos vivendo em um mundo tomado por especialistas. Os profissionais que se especializaram em cálculos estruturais devem se preocupar com a superestrutura (parte superior ao solo), enquanto os geotécnicos lidam com a infraestrutura (parte inferior ao solo).

Existem outros aspectos importantes?

A etapa de fundação não é composta apenas da investigação e dos projetos geotécnicos. Existem outras etapas que devem ser cumpridas para a obtenção do melhor resultado possível. Veja, a seguir, a importância de uma locação e de uma execução adequadas e da verificação de desempenho.

Locação adequada

A locação da obra nada mais é do que a transferência da planta baixa do projeto para o terreno. Em termos de fundação, a locação é responsável por garantir que cada elemento seja construído no local correto.

É importante deixar claro que existem certos limites de aceitação. As excentricidades, que são a distância entre o centro do pilar e o centro do elemento de fundação, precisam coincidir ou devem ser previstas no dimensionamento.

Execução adequada

Assim como outras etapas, o processo de execução de fundações também é normatizado. A execução fora das normas pode eventualmente até parecer favorável ao cronograma ou orçamento, mas geram grandes consequências em relação ao desempenho, à segurança e a futuros passivos judiciais referentes a edificação.

É comum, durante a execução, observarmos imprevistos como a presença de uma fossa no terreno, formigueiros ou um tipo de solo não observado nas investigações preliminares. Profissionais experientes no assunto são capazes de corrigir situações de campo não previstas nas etapas do projeto sem comprometer o cronograma.

Verificação de desempenho

A verificação de desempenho se dá por meio das provas de carga, que são uma exigência normativa a partir de certo número de estacas ou altura da edificação. Por meio desse procedimento, é possível validar o projeto e a execução da fundação.

Essa verificação deve ser realizada no início da construção das fundações. Caso o comportamento não esteja em conformidade com o previsto, serão necessárias algumas correções, como o aumento do número de estacas.

Se os equipamentos necessários para a execução dessas atividades já tiverem sido desmobilizados, será preciso trazê-los de volta ao canteiro de obras. Assim, haverá um aumento nos custos e um atraso no cronograma de obra.

Quais as melhores dicas para executar a fundação?

Como já ressaltado, podemos replicar os projetos de uma construção em vários empreendimentos, necessitando mudar apenas a etapa de fundação. Em outras palavras, a única variável para se replicar e escalar os projetos de engenharia é o local de suas respectivas construções. Logo, devemos prestar muita atenção aos projetos e execução das fundações.

A locação da obra, por exemplo, é uma atividade que deve ser minuciosamente realizada, principalmente se levarmos em conta a movimentação de caminhões e outros equipamentos (que provocará muita sujeira, fazendo a marcação dos furos desaparecer).

Outro ponto que merece destaque são as investigações geotécnicas, que devem ser realizadas com máxima atenção. Inclusive, recomendamos a contratação de uma empresa especializada e consagrada no assunto. É preciso lembrar que o custo dessa atividade não representa sequer 0,5% do valor total da obra.

Por fim, precisamos considerar a qualidade do projeto. Para tanto, não podemos analisar apenas o preço, mas sim seus benefícios. Um projeto não é econômico devido ao valor do seu investimento, mas devido ao valor do custo da obra.

Como executar as fundações nos prazos previstos no cronograma de obra?

É importante lembrar que a engenharia não é uma ciência exata, mas aplicada. Então, o ideal é realizar ensaios de campo e laboratório. Com os resultados desses ensaios, será possível realizar o dimensionamento dos elementos de fundações, com formulações e métodos teóricos.

Assim, será possível determinar uma expectativa de comportamento. Para tanto, no início da execução do projeto, utilizaremos um elemento da obra como fundação piloto, para a verificação do desempenho.

Quando o comportamento teórico for validado pelo teste de desempenho, poderemos dar continuidade à execução das fundações, com um risco minorado de incertezas.

Dessa maneira, a melhor forma de executar as fundações dentro dos prazos previstos no cronograma de obra se dá pela contratação de profissionais experientes no assunto e que saibam lidar com as principais interferências que podem acontecer.

Contratar empresas especializadas é essencial para o sucesso, pois elas estão acostumadas a executar esse tipo de serviço, sabendo identificar e lidar com os riscos dessa etapa.

Lembre-se: a investigação geotécnica, o projeto, a execução e a verificação de desempenho são fundamentais para a segurança de uma obra e para a sua conclusão dentro do cronograma executivo e do orçamento.

O que achou das informações que destacamos sobre as fundações e sobre o cronograma de obras? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.