As fundações de uma edificação não variam apenas em função da construção que será realizada. Elas variam principalmente em função das características do terreno. Para locais onde não há coesão suficiente para manter as paredes dos furos estáveis e para fundações abaixo do nível de água, a estacas de deslocamento são boas opções quando falamos em fundações profundas.

Segundo a NBR 6122 — Projeto e Execução de Fundações, as estacas transferem cargas oriundas da supraestrutura ao solo por meio de duas formas de resistência, que pode ser de ponta ou de fuste.

Nos próximos tópicos, você vai entender melhor o que é, a função de uma estaca de deslocamento, quais são os principais tipos e quando são utilizadas. Acompanhe.

O que são as estacas de deslocamento?

As estacas de deslocamento são aquelas inseridas no solo sem retirada prévia de material. Não há escavação. Os elementos de fundação serão cravados por percussão, vibração ou prensagem. Diferenciam-se dos outros tipos de estaca, por não remover o solo do local de instalação.

O deslocamento potencializa a resistência obtida entre estacas e solo, uma vez que a cravação ocasiona tensões lateralmente em função da compressão de partículas. As estacas podem ser pré-fabricadas ou moldadas in loco.

Qual é a função de uma estaca de deslocamento?

A função da estaca de deslocamento é transmitir os carregamentos da superestrutura para o solo, sem remoção prévia de material. Estes tipos de estacas apresentam boa capacidade de carga e suporte. Por não remover o solo, a estaca de deslocamento assegura uma melhor interação com o solo. 

Quais são os tipos de estacas de deslocamento?

Estaca pré-moldada em concreto

Podendo ser concreto armado ou protendido, a cravação desse tipo de estaca pode ser feita por percussão, prensagem ou vibração. As estacas em concreto dependem do período de cura anterior à cravação. A cravação no solo gera grande deslocamento de solo e repercussão de vibração.

As estacas em concreto resistem bem à agressividade ambiental e umidade. Verifique a qualidade de concretagem e adensamento das peças antes de realizar a cravação dos elementos estruturais.

Estaca metálica

As estacas metálicas são feitas em perfis laminados, soldados e chapas dobradas de forma tubular redondas ou retangulares. Esse tipo de estaca permite emendas entre perfis por solda ou emenda de chapas com talas soldadas e parafusadas. A emenda entre perfis possibilita atingir grandes profundidades.

As estacas podem ser simples ou múltiplas, desde que o perfil utilizado seja retilíneo. Os perfis metálicos permitem elementos de fundação mais esbeltos, sendo assim, as estacas metálicas resultam em menor deslocamento de solo e, consequentemente, menor vibração. Para estacas inteiramente enterradas não é necessário tratamento de superfície.

Em situações diferenciadas, verifique o tratamento adequado para tornar a estaca resistente à corrosão.

Estaca de madeira

As estacas em madeira são cravadas por bate-estaca e muito utilizadas em obras provisórias. Nos casos de obras permanentes, é imprescindível que a estaca receba tratamento antifungos e bactérias. É recomendado por norma que as estacas tenham diâmetro maior que 15 cm na ponta e 25 cm no topo.

É imprescindível proteger os topos da estaca com anel de metal. O cuidado é necessário para realizar a cravação de maneira adequada sem danificar o material. As estacas de madeira geram grande deslocamento no solo e, caso fiquem permanentemente abaixo do nível de água, dispensam tratamento.

Estaca Franki

A estaca Franki é moldada in loco. É um tipo de fundação profunda que resiste à grande capacidade de carga. A estaca de base alargada é cravada à percussão por queda livre. Sua cravação gera grande vibração e depende do uso de equipamentos específicos.

Ela é cravada utilizando um tubo, no qual será despejado o concreto. O procedimento de execução das estacas segue a ordem:

  • posicionamento do tubo sobre o solo;

  • deposição de concreto meio seco;

  • golpeamento do tubo;

  • preenchimento com concreto simultâneo à retirada do solo;

A execução do fuste pode ser feita utilizando elemento perdido ou elemento pré-moldado.

Estaca Vibrex

Também chamada de Franki vibratória, esse tipo de estaca segue o mesmo procedimento de cravação e concretagem, porém, o tubo é removido com vibração. O procedimento auxilia no adensamento do concreto, que assegura a ligação entre estaca e solo, potencializando a resistência do sistema.

Estaca Ômega

As estacas do tipo ômega são moldadas in loco e utilizam dispositivo acoplado no trado que possibilita deslocar o solo e realizar a concretagem de forma simultânea. A perfuração é feita por rotação apenas em um sentido e de forma contínua. É um tipo de estaca realizado sem retirada de solo e sem vibração. O uso mínimo de torque na rotação desloca o solo e compacta lateralmente o terreno.

Estaca Mega

Este tipo de estacas é muito utilizado em reforços de fundações. Os segmentos de concreto armado com diâmetro externo de 25 cm e interno de 8 cm serão cravados no solo utilizando cilíndricos hidráulicos.

Em função do pequeno índice de remoção do solo, as estacas de deslocamento demandam menor uso de máquinas auxiliares, como carregadeiras e caminhões para bota fora do material escavado. 

As fundações são prioridades nas obras, portanto, verifique qual solução é mais adequada considerando os parâmetros de carregamento e características do solo e avalie a viabilidade de utilizar estacas de deslocamento em suas obras.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre as soluções disponíveis para fundações!