A fim de permitir edificações de maior porte e com projetos mais ousados, a construção civil demanda soluções tecnológicas para seu processo de execução. Nesse contexto, o bombeamento de concreto aparece como solução de muitos problemas. Você já conhece ou utiliza esse recurso em suas obras?

Ele possibilita a realização de projetos maiores, com padrão de concretagem constante e menor índice de juntas nas estruturas. Além de aumentar o rendimento, o concreto bombeado é viável para obras de pequeno, médio e grande porte. 

Neste artigo, você vai conferir mais informações sobre o assunto e entender como é possível melhorar a produtividade e qualidade obtidas nas concretagens. Acompanhe.

O que é o concreto bombeado?

O concreto é um material rígido, composto por agregados miúdos e graúdos, aglomerante, água e, em situações específicas, aditivos.

Seu traço determina a proporção entre a mistura dos elementos, com o objetivo de atingir características como trabalhabilidade e resistência, além de ser, sem dúvida, uma das determinações mais importantes. Isso porque quando falamos de concreto bombeado, o material precisa de fluidez para permitir seu bombeamento e passagem adequada pelas tubulações utilizadas no processo.

Se as distâncias desse bombeamento forem muito grandes, verifique a necessidade de aditivos retardadores de pega ou plastificantes. Dessa forma, o concreto terá suas propriedades mantidas durante todo o período de concretagem.

Quais os objetivos do bombeamento de concreto?

A solução de bombeamento de concreto possibilita inúmeras vantagens para execução de uma obra. Em geral, é mais utilizada em canteiros de obra em que se busca maior produtividade da equipe e otimização dos recursos empregados na execução.

O bombeamento também permite alcançar grandes distâncias horizontais e verticais, bem como concretar regiões de difícil acesso.

Você já avaliou os comparativos entre o transporte manual do concreto e o concreto bombeado? Enquanto no transporte por carrinhos de mão e caçambas a produtividade gira em torno de 3 a 7m³ por hora, o concreto bombeado viabiliza concretagens de até 200 m³ por hora.

Quais as principais vantagens do bombeamento de concreto?

Como explicado, a produtividade é um diferencial do concreto bombeado. Entretanto, além de permitir o manuseio e transporte de grandes volumes de concreto, o bombeamento do concreto permite:

  • redução da equipe para concretagem;
  • concreto melhor adensado;
  • acabamento melhor de concreto;
  • número menor de juntas secas de concretagem;
  • redução do índice de perdas de material;
  • redução do cronograma de obra;
  • possibilidade de agendamento;
  • qualidade do material utilizado para concretagem;
  • garantias no processo e na resistência final.

Como é feito o bombeamento do concreto?

Normalmente, não é viável para uma construtora adquirir caminhões-betoneira e bombas para lançamento de concreto, portanto, torna-se mais corriqueiro o aluguel dos equipamentos.

O material é preparado na indústria com rigoroso controle de qualidade e de acordo com as especificações de resistência e produtividade, determinadas pelo projetista estrutural.

O concreto é transportado para obra, sendo movimentado em todo percurso pelo caminhão-betoneira. Ao chegar no canteiro, o caminhão deve ser movimentado no sentido contrário ao utilizado durante o percurso. Tal cuidado garante que o concreto bombeado terá características uniformes.

Após o recebimento do concreto, será feito o bombeamento e concretagem das regiões programadas. A seguir, conheça alguns cuidados importantes no bombeamento de concreto:

  • verifique a conservação dos equipamentos: a produtividade está diretamente ligada às condições da bomba, por isso, é importante que ela esteja em bom estado de uso;
  • confira o diâmetro da tubulação: para permitir a passagem do concreto, é preciso que o diâmetro da tubulação tenha, no mínimo, três vezes a maior dimensão dos agregados considerados no traço do concreto;
  • verifique a quantidade de concreto recebido;
  • acompanhe a lubrificação da tubulação: a passagem da nata de cimento é necessária antes do bombeamento de concreto, dessa forma, reduz-se a possibilidade de travamento do concreto durante o bombeamento;
  • utilize reforços nos pontos críticos da tubulação: a tubulação sofrerá golpes de aríete durante o bombeamento de concreto, portanto, é importante utilizar reforços em pontos delicados como curvas.

Quais equipamentos são utilizados no bombeamento de concreto?

As bombas deverão ser dimensionadas de acordo com o rendimento necessário, sempre lembrando de considerar as questões de logística, acesso e restrições do canteiro de obras.

Verifique acessos, limitações como horário para concretagem, restrições físicas e condições de vizinhança. Com base nessas informações, selecione o equipamento que melhor atender à sua obra.

As bombas mais usuais são a telescópica, a estacionária, a citypump e a placing boom.

Bomba telescópica

Também chamada de bomba lança, o equipamento possibilita concretagens em altura ou de grande alcance horizontal.

Devido a sua grande dimensão, a lança é instalada sobre o caminhão e o braço articulado pode ser dividido em três ou quatro partes. Sua operação é facilitada, utilizando controle remoto, e pode ser realizada por apenas um operador.

A altura alcançada pode ser de até 60 metros e sua produtividade varia entre 90 a 200 m³ por hora de concretagem. O concreto sai do caminhão-betoneira, passa pelo caminhão-bomba e é impulsionado por uma tubulação de borracha.

Bomba estacionária

Como o próprio nome sugere, esse tipo de bomba deve ser instalada no ponto de recebimento do concreto por betoneiras.

A bomba estacionária atinge boas distâncias horizontais e verticais, permitindo até 500 e 200 metros, respectivamente. 

Sua produtividade média é de 35 a 90 metros cúbicos por hora e seu bombeamento se dá no interior de uma tubulação com diâmetro médio de 125 mm, fixada por braçadeiras ao longo do percurso.

Citypump

Outro tipo de bomba estacionária, acoplada a um caminhão. O rendimento será proporcional à capacidade da bomba considerada. Trata-se de uma solução econômica e que permite mobilidade ao usuário.

Placing boom

Também chamada de torre de distribuição, a grua ou torre com mastros hidráulicos pode chegar a 250 metros, acompanhando a subida dos andares da edificação. O sistema é composto por uma bomba estacionária, responsável pelo impulsionamento de concreto, e uma lança articulada, que guia a distribuição do material.

Seu alcance horizontal é, em média 50 metros, e produtividade entre 50 e 60m³ por hora de concretagem.

Perceba que o bombeamento de concreto é uma ótima solução para a produtividade e qualidade de sua obra. Basta selecionar o equipamento adequado e verificar os cuidados durante recebimento e concretagem da edificação.

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Assine nossa newsletter, confira muitos tópicos como este em primeira mão e torne suas obras e projetos ainda melhores!