A execução apropriada da infraestrutura de uma edificação é essencial tanto para a viabilidade econômica do empreendimento quanto para a segurança e a qualidade da obra.

Neste artigo você entenderá de uma vez por todas a importância da fundação por meio de exemplos práticos e reais. Também verá os principais cuidados e as consequências de problemas ocasionados por erros na investigação geotécnica e no dimensionamento ou na execução da fundação. Acompanhe!

Quais são as principais causas de patologias em fundações?

Podemos destacar três principais motivos que provocam manifestações patológicas nas fundação:

  • ausência ou falha nas investigações dos solos;
  • problemas envolvendo o comportamento do solo;
  • problemas envolvendo o desconhecimento do comportamento real das fundações.

A falha ou a ausência de uma investigação geotécnica adequada se destaca entre as causas citadas acima porque as demais estão interligadas ou resultam diretamente da incapacidade do profissional e/ou da investigação inapropriada.

Tanto a interpretação errônea de resultados quanto a ausência da base necessária para a concepção do projeto de fundação podem repercutir em fundações inadequadas. Dessa forma, é possível que a fundação seja superdimensionada, reduzindo o lucro final do empreendimento — ou, em pior hipótese, que esteja inferior ao necessário, o que pode gerar fissuras, trincas, deformações e até o colapso da estrutura com graves fatalidades.

Para ficar ainda mais claro, vamos comparar a investigação geotécnica a um exame de imagem. Esse tipo de exame é solicitado quando o médico precisa conhecer a real condição de seu paciente, enxergando bem o que está dentro do corpo para que seja possível identificar se existe alguma anormalidade ou problema, para posteriormente corrigi-lo ou tratá-lo.

Para que o procedimento seja bem-sucedido, é essencial que o exame seja bem-feito e que o profissional seja qualificado. Caso um dos dois não seja verdadeiro, é possível que o melhor tratamento não seja feito. Da mesma forma, o sucesso da execução de fundações depende do binômio entre investigação geotécnica apurada e um profissional competente, que saiba interpretá-la corretamente.

Para alcançar esse sucesso, é imprescindível realizar investigações suficientes para conhecer o solo, contar com uma empresa idônea e responsável, assim como com profissionais experientes e qualificados, que serão capazes de interpretar e propor uma fundação adequada. Além disso, a execução apropriada, as manutenções e os cuidados durante a operação são essenciais para o sucesso completo da fundação.

Quais são os principais prejuízos provocados em uma obra?

Uma das etapas que mais provoca patologias quando não executada corretamente é a infraestrutura, ou seja, a fundação. Caso as fundações suportem menos carga do que necessário, ou não estejam apoiadas em solo resistente, o empreendimento apresentará diversos problemas futuros.

Não é nada raro encontrar casos de prejuízos financeiros, visuais, de desempenho e até mesmo acidentes fatais consequentes de fundações inadequadas. Se refazer um reboco ou uma parede é um grande prejuízo após o término de uma obra, imagine uma fundação.

Fissuras, trincas e deformações são exemplos das principais manifestações patológicas decorrentes de erros na execução da fundação. Algumas delas podem ser disfarçadas ou reparadas periodicamente, uma vez que a maioria das medidas é paliativa e as patologias sempre retornam.

Entretanto, grandes deformações ou trincas muitas vezes exigem reparos estruturais severos e dispendiosos, e existem situações em que chega a ser necessário interditar e demolir o empreendimento.

Destacam-se três principais tipos de danos. O arquitetônico é o menos severo, mas é extremamente desconfortável visualmente e confere insegurança aos usuários. Em um nível um pouco mais sério, mas que ainda não leva à inutilização, estão os danos funcionais que geram prejuízos à estrutura.

Por último, têm-se os danos estruturais, que apresentam defeitos significativos em todo o conjunto da obra e comprometem sua estabilidade. Esses danos tornam necessária a realização de intervenções de reforço, desocupação e até demolição.

Por que a investigação do solo é uma etapa tão importante?

Ao comprar um material — tijolo, aço ou concreto —, é possível controlar a qualidade, obter certificado de garantia, determinar a resistência e até escolher diversos tipos e opções. Com o solo não é possível obter o mesmo controle, e para agravar a situação, é sobre ele que os demais materiais que compõem a edificação ficarão apoiados e sustentados.

A investigação geotécnica basicamente torna possível conhecer características do solo, controlar sua qualidade e estimar determinado padrão de comportamento que ele apresentará. Por meio dela também é possível identificar em que pontos específicos o comportamento e a composição variam — informação que é imprescindível para a elaboração de uma fundação adequada.

Como em um mesmo terreno é possível encontrar diferentes comportamentos do solo, quanto maior for o número de pontos investigados, maior será a probabilidade de conhecimento do solo como um todo e de sua realidade.

Qual é a importância da fundação adequada?

A fundação adequada ajuda a reduzir custos ao longo da execução do empreendimento e principalmente durante o uso e a operação dele. Recuperar manifestações patológicas muitas vezes pode ser inviável financeiramente ou um grande investimento.

Um exemplo do grande inconveniente e investimento necessário para contornar erros em fundações são 65 prédios que saíram do prumo no litoral paulista, em Santos. Esses prédios foram construídos entre 1950 e 1960, e passaram a afundar a partir de 1970, pois haviam sido construídos sobre terreno mole e instável.

Os 65 prédios tiveram suas estruturas comprometidas e, com o passar do tempo, foram geradas inclinações que variavam de 50cm até 1,80m entre a base e o topo do prédio. A situação começou a ser resolvida apenas em 2004, com a participação do poder público e estudos de universidades. Após 8 anos de estudos, em 2012 começou o trabalho de recuperação, que teve fim apenas em 2014.

O diagnóstico para esse problema? Um erro conceitual de fundação. A recuperação de cada prédio teve custo de R$ 1,5 milhão, e os imóveis chegaram a desvalorizar até 75% antes dos procedimentos de reparo.

Outro exemplo é a Millenium Tower, nos Estados Unidos, que foi construída em 2009 com um investimento de cerca de 2 bilhões de reais. Esse edifício afundou quase meio metro para dentro do terreno.

Essa torre mostra que mesmo em um país de primeiro mundo, com tecnologias extremamente avançadas em termos de construção civil e com parâmetros superiores de infraestrutura e fiscalização, é possível acontecer problemas e erros caso algum processo ou etapa não seja realizado com a devida atenção ou qualidade.

O prejuízo pelo erro na fundação da Millenium Tower também é elevado, tanto para os moradores quanto para a construtora e os investidores. Os custos iniciais previstos para o reforço de fundações são da ordem de 500 milhões de dólares, que equivalem a cerca de dois terços do valor da torre — o que inviabiliza qualquer lucro do empreendimento.

Esses dois exemplos evidenciam o quanto os erros na etapa de fundação geram consequências muito severas e desastrosas. Executar uma fundação já é tarefa complexa, e mais ainda é reconstruir as fundações embaixo da terra, com o edifício pronto e sendo utilizado. Em alguns casos, é até necessário fazer a demolição do edifício ou de alguns andares.

Esse é um retrabalho muito complexo e que demonstra a importância da fundação. Tanto a execução das fundações, quanto qualquer reparo ou diagnóstico deve ser feito com muita competência e responsabilidade. Por isso, aproveite a visita ao nosso blog e entre em contato com a APL Engenharia. Somos uma empresa com dedicação exclusiva à geotecnia de fundações.