Radier é um tipo de fundação superficial (rasa), que descarrega as cargas da edificação por meio da resistência da base, uma vez que sua profundidade máxima é de, aproximadamente, três metros.

A fundação radier também é conhecida como fundação em placa e pode ser explicada como uma laje de concreto que abrange toda a área de projeção da construção. Esse tipo de fundação está em contato direto com o solo, transmitindo a uma grande área do solo as cargas oriundas dos pilares e paredes.

Para conhecer mais sobre esse tipo de fundação, seu processo executivo, aplicações, vantagens e restrições, continue a leitura.

Como é a execução da fundação radier?

O radier é composto por uma laje espessa de concreto armado que ocupa toda a área da edificação, conforme cálculos e projeto. Para a execução do radier, primeiramente deve ser realizada a limpeza da superfície do terreno e a escavação até a cota de implantação. Depois disso, o terreno deve ser nivelado e compactado adequadamente.

Em seguida, é colocada uma lona apropriada para a impermeabilização e um lastro de brita, cuja espessura varia entre cinco a dez centímetros e que tem como objetivo proteger a armadura do radier das matérias orgânicas, componentes e umidade do solo. Também são colocadas formas de madeira na lateral, de modo a fazer o fechamento da área que será concretada conforme previsto e indicado no projeto de fundações e estrutural.

Logo após, são inseridas as armaduras dimensionadas no projeto estrutural, tendo como base as informações do estudo geotécnico. O espaçamento entre elas, assim como as dimensões, depende das particularidades de cada edificação, assim como dos parâmetros de deformabilidade e resistência do solo.

Em geral, as armaduras são reforçadas sob as paredes e pilares, permitindo que essas cargas aplicadas possam migrar para as áreas próximas, promovendo uma espécie de repartição desses esforços.

As instalações hidrossanitária e elétrica devem ser posicionadas e executadas antes da concretagem, evitando furos e cortes após a execução, reduzindo o retrabalho e a elevação do custo da fundação. Em seguida, é realizada a concretagem e deve ser realizada a cura apropriada, a fim de evitar manifestações patológicas.

Quando deve ser utilizada?

A maioria das pessoas associa a utilização do radier a obras de pequeno porte, porém a escolha do tipo de fundação não depende apenas da dimensão e da estrutura de uma edificação, sendo o solo o fator determinante. Quando a resistência do solo é suficiente, independentemente da altura e das cargas, a fundação radier pode ser utilizada.

Contudo, em geral, a fundação radier é muito utilizada em obras cuja possibilidade de execução de fundação superficial é constatada e quando a fundação direta projetada ocupar uma área superior a 60% do terreno. Quando isso ocorre, torna-se mais interessante e viável o uso do radier em vez de sapatas, por exemplo.  

Inclusive, o prédio mais alto do mundo — o edifício Burk Khalifa, situado em Dubai — tem 828 metros de altura e está apoiado em um radier estaqueado. Nesse caso, o radier substituiu os blocos de estaca, que seriam muito maiores do que se tivesse sido escolhido outro tipo de fundação.

A fundação radier também é muito utilizada quando se deseja evitar o recalque do solo por meio da obtenção de uma melhor distribuição de cargas para o solo ou para as estacas, uma vez que o radier distribui as cargas de toda a edificação uniformemente no terreno.

Qual o tipo de solo apropriado?

Para que um terreno seja considerado tecnicamente viável para uma fundação radier, deve apresentar duas características básicas. A primeira delas é que o solo em que o radier estará apoiado deve apresentar uma capacidade de carga igual ou superior aos esforços previstos na edificação.

Já a segunda diz respeito às alterações previstas no subsolo, que devem ser compatíveis com as deformações consideradas aceitáveis para a estrutura em questão, levando em consideração seu estado limite.

Contudo, mesmo em terrenos com solos moles sujeitos a recalque por adensamento ou em terrenos porosos cujo risco de colapso estrutural é maior, a fundação radier poderá ser aplicada mediante estudos e projetos geotécnicos específicos, evitando acidentes e colapsos durante a construção, uso e operação da edificação.  

Quais são as principais vantagens da fundação radier?

Como o processo construtivo é extremamente simples, constatam-se os seguintes benefícios:

Baixo custo

O radier apresente menor custo que outros tipos de fundações rasas e profundas, uma vez que seu processo executivo é mais simples, emprega menor quantidade de material, é mais rápido e requer menor quantidade de mão de obra disponível. Com a redução do custo, a edificação passa a ter um preço mais competitivo, proporcionando, assim, maior lucratividade ao construtor.

Redução da mão de obra

Como o processo executivo não demanda grandes escavações, montagens de formas ou armaduras complexas, não é necessária uma equipe muito grande, proporcionando uma maior economia com a redução de mão de obra.

Tempo de execução reduzido

Conforme citado, o processo executivo é simples e não demanda grandes escavações e, consequentemente, não há grande movimentação de terra. O processo de nivelamento e compactação é mais simples, assim como os demais processos, como montagem das formas e armaduras. Dessa maneira, a redução do tempo de execução é significativa, gerando também uma economia para o construtor e para o cliente.

Variedade

Existem alguns tipos de radier, são eles:

  • radier com concreto armado;
  • radier com concreto protendido;
  • radier nervurado;
  • radier estaqueado.

Com esses diferentes tipos de radier, as possibilidades de uso são ampliadas, incluindo até edificações extremamente altas, ou solos que apresentam baixa resistência superficial — que em geral utilizam o radier estaqueado.

Quais as desvantagens desse tipo de fundação?

Existem algumas desvantagens no processo executivo da fundação radier. A necessidade de realizar as instalações hidrossanitárias precocemente pode ser um fator negativo quando o projeto não está definido ou o planejamento não for feito de forma adequada. Além disso, quando é necessário aumentar a resistência do radier, existe uma dificuldade, pois o processo é mais difícil e promove elevação nos custos.  

A fundação radier está muito presente em diversas obras justamente por ser uma opção extremamente interessante e viável economicamente — tanto pela execução mais rápida, quanto por apresentar menor custo e possibilidade de uma menor equipe de trabalho. Contudo, para que seja possível, é essencial que o solo apresente as características necessárias para a viabilidade dessa fundação.

Como a fundação é um processo imprescindível para a qualidade e segurança de uma edificação e pode representar um custo significativo, é muito importante que a escolha do tipo seja adequada e que a execução siga as normas técnicas e seja realizada por profissionais qualificados. Por isso, entre em contato com a APL, uma empresa especialista em geotecnia de fundações.