A NBR 7212:2012 normatiza os procedimentos da execução do concreto dosado em central. Neste artigo vamos demostrar as atividades para a sua produção desde a usina de serviços de concretagem até a entrega em obra.

Os procedimentos de preparo, controle, recebimento e aceitação do concreto de cimento Portland são normatizados pela NBR 12655:2015.

Vamos abordar também as responsabilidades de cada um dos envolvidos, como os RTs de projeto, execução e as concreteiras ou usinas de concreto.

O controle, recebimento e aceitação do concreto serão tema de um outro artigo. Por isso, assine a nossa newsletter e mantenha-se sempre informados pelos temas de geotecnia, fundações e concreto.

Concreto e as usinas de concreto

As usinas, como a nossa da APL Engenharia, são o conjunto de instalações onde são realizadas as operações de recebimento, estocagem e dosagem dos materiais componentes do concreto e, conforme o caso, mistura do concreto. No Brasil as centrais de concreto são em sua maioria dosadoras, sendo a mistura e homogeneização realizadas no caminhão betoneira. Centrais misturadoras ainda não são muito comuns em nosso pais.

O concreto é o material formado pela mistura homogênea de cimento, agregados miúdo e graúdo e água, com ou sem a incorporação de componentes minoritários (aditivos químicos, pigmentos, metacaulim, sílica ativa e outros materiais pozolânicos), que desenvolve suas propriedades pelo endurecimento da pasta de cimento (cimento e água).

Já o concreto dosado em central é o concreto dosado em instalações específicas ou em central instalada no canteiro da obra, misturado em equipamento estacionário ou em caminhão-betoneira, transportado por caminhão-betoneira ou outro tipo de equipamento, dotado ou não de dispositivo de agitação, para entrega antes do início de pega do concreto, em local e tempo determinados, para que se processem as operações subsequentes à entrega, necessárias à obtenção de um concreto endurecido com as propriedades especificadas.

Central dosadora de concreto – Usina APL Montes Claros

Aqui na APL Engenharia também somos os responsáveis pelos serviços de dosagem e, geralmente, mistura e transporte do concreto, da central até o local de entrega.

As informações contidas nesse artigo são aplicáveis aos concretos de cimento Portland para estruturas moldadas na obra, estruturas pré-moldadas e componentes estruturais pré-fabricados para edificações e estruturas de engenharia. O concreto pode ser misturado na obra, pré-misturado ou produzido em usina de pré-moldados.

Atribuições de incumbências do responsáveis pelo concreto

O concreto para fins estruturais deve ter definidas todas as características e propriedades de maneira explícita, antes do início das operações de concretagem. O proprietário da obra e o responsável técnico por ele designado devem garantir o cumprimento desta Norma e manter documentação que comprove a qualidade do concreto.

É importante chamar atenção a este último parágrafo. As empresas de concreto são responsáveis pela produção consoante as especificações solicitadas. As demais responsabilidades são do responsável técnico da obra. Antes de se iniciar qualquer obra procure sempre um profissional de engenharia capacitado.

A empresa de serviços de concretagem deve assumir a responsabilidade pelo serviço e cumprir as prescrições relativas às etapas de preparo do concreto.

Atribuições do profissional responsável pelo projeto estrutural

Cabem a este profissional as seguintes responsabilidades, a serem explicitadas nos contratos e em todos os desenhos e memórias que descrevem o projeto tecnicamente, com remissão explícita para determinado desenho ou folha da memória:

  • registro da resistência característica à compressão do concreto, fck, obrigatório em todos os desenhos e memórias que descrevem o projeto tecnicamente;
  • especificação de fckj para as etapas construtivas, como retirada de cimbramento, aplicação de protensão ou manuseio de pré-moldados;
  • especificação dos requisitos correspondentes à durabilidade da estrutura e elementos pré-moldados, durante sua vida útil, inclusive da classe de agressividade adotada em projeto;
  • especificação dos requisitos correspondentes às propriedades especiais do concreto, durante a fase construtiva e vida útil da estrutura.

Atribuições do profissional responsável pela execução da obra

Ao profissional responsável pela execução da obra de concreto cabem as seguintes responsabilidades:

  • escolha da modalidade de preparo do concreto;
  • escolha do tipo de concreto a ser empregado e sua consistência, dimensão máxima do agregado e demais propriedades, de acordo com o projeto e com as condições de aplicação;
  • atendimento a todos os requisitos de projeto, inclusive quanto à escolha dos materiais a serem empregados;
  • recebimento e aceitação do concreto
  • cuidados requeridos pelo processo construtivo e pela retirada do escoramento, levando em consideração as peculiaridades dos materiais (em particular, do cimento) e as condições de temperatura ambiente;
  • atendimento aos requisitos da ABNT NBR 9062 para a liberação da protensão, da desforma e da movimentação de elementos pré-moldados de concreto;
  • verificação do atendimento aos requisitos desta Norma pelos respectivos profissionais envolvidos;
  • efetuar a rastreabilidade do concreto lançado na estrutura.

Armazenamento dos materiais componentes do concreto

Os materiais componentes do concreto, permanecem armazenados, separados fisicamente desde o instante do recebimento até a mistura.

Cada um dos componentes fica identificado durante o armazenamento, no que diz respeito à classe ou à graduação de cada procedência.

Cimento

Cada cimento deve ser armazenado separadamente, de acordo com a marca, tipo e classe. O cimento fornecido em sacos deve ser guardado em pilhas, em local fechado, protegido da ação de chuva, névoa ou condensação.

Cada lote recebido em uma mesma data deve ser armazenado em pilhas separadas e individualizadas. As pilhas devem estar separadas por corredores que permitam o acesso e os sacos devem ficar apoiados sobre estrado ou paletes de madeira, para evitar o contato direto com o piso.

Os sacos devem ser empilhados em altura de no máximo 15 unidades, quando ficarem retidos por período inferior a 15 dias no canteiro de obras, ou em altura de no máximo 10 unidades, quando permanecerem por período mais longo.

Detalhe do silo de armazenamento de cimento na usina de concreto da APL em Montes Claros

O cimento fornecido a granel deve ser estocado em silo estanque, provido de respiradouro com filtro para reter poeira, tubulação de carga e descarga e janela de inspeção. Cada silo deve estar munido de uma identificação com o registro de tipo, classe e marca de cimento contido, e sua configuração interna deve ser tal que induza o fluxo desimpedido do cimento até a boca de descarga, sem gerar áreas mortas.

Agregados

Os agregados são armazenados separadamente em função da sua graduação granulométrica, de acordo com as classificações indicadas na ABNT NBR 7211.

Não há contato físico direto entre as diferentes graduações. Cada fração granulométrica fica sobre uma base que permita escoar a água livre de modo a eliminá-la.

O depósito destinado ao armazenamento dos agregados foi construído de maneira a evitar o contato com o solo e impedir a contaminação com outros sólidos ou líquidos prejudiciais ao concreto.

Água

A água destinada ao amassamento do concreto é armazenada em caixas estanques e tampadas, de modo a evitar a contaminação por substâncias estranhas.

Aditivos

Os aditivos são armazenados, até o instante do seu uso, nas embalagens originais ou em local que atendem às especificações do fabricante.

Os aditivos líquidos, no instante de seu uso, quando não forem utilizados em sua embalagem original, são transferidos para um recipiente estanque, não sujeito à corrosão, protegido contra contaminantes ambientais e provido de agitador, de forma a impedir a decantação dos sólidos.

O aditivo líquido, quando utilizado diretamente de sua embalagem original, é homogeneizado energicamente, de forma a impedir a decantação dos sólidos contidos no aditivo, uma vez por dia e imediatamente antes de seu uso, é submetido ao procedimento recomendado pelo fabricante.

O recipiente para o armazenamento de aditivos é munido de identificação que permita sua rastreabilidade.

Sílica ativa, metacaulim e outros materiais pozolânicos são identificados e armazenados separadamente.

Calibração dos Equipamentos

As balanças devem atender a portaria vigente do Inmetro para classe 3. Os dosadores volumétricos devem ser calibrados periodicamente, de forma a assegurar que a diferença entre o volume nominal e o registrado seja igual ou inferior a 2%.

Balanças calibradas e certificadas pelo Inmetro

Os seguintes prazos de calibração devem ser atendidos:

  • Máximo de 6 meses para centrais com célula de carga
  • Máximo de 3 meses para centrais com transmissão mecânica
  • Entre as partes em volvida em obras especiais como paragens,  pontes e tuneis.

Dosagem dos materiais componentes do concreto

Dosagem é o proporcionamento em massa ou volume dos materiais necessários a obtenção do concreto. Os desvios tolerados para as dosagens dos materiais componentes do concreto são devidos a variações de pesagem intrínsecas a operação e estão previstos da NBR 7212.

Agregados

Os agregados devem ser medidos em massa, com variação máxima ao final do carregamento, em valor absoluto, de 3% do valor nominal da massa ou 1% da capacidade da balança.

Liberação dos agregados da balança em usina automatizada de concreto

Cimento

O cimento é medido em massa, com variação máxima ou final do carregamento, em valor absoluto igual a 1% da capacidade da balança, nas dosagens iguais ou superiores a 30% dessa capacidade.

Para dosagens inferiores a 30% da capacidade da balança, a variação máxima positiva é de até 4% do valor nominal da massa.

Em nenhum caso o cimento deve ser dosado conjuntamente com os agregados.

Pode ser admitida a dosagem do cimento em sacos, desde que as quantidades estejam dentro das tolerâncias e não se admitindo o fracionamento de sacos.

Água

A quantidade total de água deve ser determinada com variação máxima de 3% em relação a quantidade nominal, em valor absoluto.

Esta quantidade de água compreende, além da adicionada, a devida a umidade dos agregados, a utilizada para dissolução dos aditivos e a adicionada eventualmente sob a forma de gelo.

Aditivos

Os aditivos devem ser adicionados de forma a assegurar a sua distribuição uniforme na massa do concreto, admitindo-se variação máxima de dosagem igual ou inferior a 5% da quantidade nominal em valor absoluto.

Dosagem de aditivo em usinada automatizada de concreto da APL Engenharia

Outros materiais componentes do concreto

Silica ativa e metacaulim devem ser medidos atendendo aos mesmos requisitos estabelecidos para os cimentos.

Os demais materiais devem ser dosados de acordo com as tolerâncias estabelecidas pelo fornecedor.

Centrais dosadoras de concreto

Os materiais componentes do concreto devem ser colocados no caminhão betoneira na melhor ordem e nas quantidades totais tecnicamente determinadas.

A verificação quanto a qualidade da mistura da betoneira deve contemplar sua estanqueidade, a ausência de concreto aderido as paredes da betoneira e os parâmetros limites da tabela abaixo.

Parâmetro Limite
Altura das facas ≥ 280 mm
Espessura de chapas de aço ≥ 2 mm
Velocidade de mistura da betoneira 14 + ou – 2 rpm

Pode-se misturar completamente em caminhão betoneira o concreto que será transportado por equipamento dotado ou não de agitação.

Mistura parcial em central

Quando os materiais componentes do concreto são colocados no caminhão betoneira, com parte da água, que é complementada na obra imediatamente antes da mistura final e descarga.

Neste caso deve-se estabelecer um sistema rigoroso de controle e registro da quantidade de água adicionada na central e a ser complementada na obra, para evitar ultrapassar a quantidade prevista no traço.

Parte dos materiais componentes do concreto (tais como fibras, aditivos, gelo, etc) pode ser adicionada na obra imediatamente antes da mistura final e descarga, desde que previamente acordado entre as partes.

Devem ser obedecidas as especificações dos equipamentos no que diz respeito ao tempo de mistura, desde que respeitados os limites mínimos de 30 s/m³ de concreto e 3 minutos em velocidade de mistura.

Adição suplementar de água

Antes do inicio da descarga, ao verificar que o concreto apresenta abatimento dentro da classe de consistência especificada, não se admite adição suplementar de água.

Qualquer adição de água exigida pela contratante exime a empresa de serviços de concretagem de qualquer responsabilidade quanto as características do concreto constantes no pedido.

Água suplementar é a quantidade de água adicionada ao concreto que ultrapassa o previsto em dosagem.

Adição suplementar de aditivo

Caso o concreto apresente abatimento inferior a classe de consistência especificada, admite-se a adição suplementar de aditivo superplastificante antes do inicio da descarga, desde que a consistência final não ultrapasse a faixa especificada.

Esta deve ser uma decisão técnica definida pela empresa de serviço de concretagem e mantem a sua responsabilidade pelas propriedades constantes do pedido.

Transporte do concreto – Tipo de veículo

O transporte deve ser feito por veículo dotado ou não de dispositivo de agitação, desde que apresente estanqueidade necessária, fundo e paredes revestidos de material não absorvente, a fim de que não haja perda de qualquer componente.

Via de regra, o transporte até a obra deve ser feito por caminhão betoneira.

Admite-se o transporte por caminhão basculante com carroceria de aço desde que, devido as características da mistura e as condições de transporte, fique garantida a não separação das partes componentes do concreto e o abatimento seja igual ou inferior a 40 mm.

Tempo de transporte

O tempo de transporte do concreto decorrido entre o início da mistura, a partir do momento da primeira adição da água, até a entrega do concreto deve ser:

  • Fixado de forma que o fim do adensamento não ocorro após o inicio da pega do concreto lançado e das camadas ou partes contíguas a essa remessa (evitando a formação de “junta-fria”)
  • Inferior a 90 minutos, no caso do emprego de caminhão betoneira
  • Inferior a 40 minutos, no caso de veiculo não dotado de equipamento de agitação

Se esses prazos não forem atendidos e o tempo previsto para lançamento e adensamento ultrapassar os períodos previstos, cabe a contratante recusar o recebimento.

Período para lançamento e adensamento do concreto

O lançamento e o adensamento do concreto devem ser:

  • Iniciados em até 30 minutos após a chegada do caminhão betoneira na obra. Em situações onde este tempo de inicio de descrga não possa ser cumprido o contratante deve avaliar previamente a melhor solução técnica junto a empresa prestadora dos serviços de concretagem.
  • Realizados em tempo inferior a 150 minutos, contado a partir da primeira adição de água, no caso do emprega de caminhão betoneira. Decorridos 150 minutos fica a empresa prestadora de serviços de concretagem eximida da responsabilidade do concreto aplicado.
  • Realizados em tempo inferior a 60 minutos, contados a partir da primeira adição de água, no caso de veículo não dotado de equipamento de agitação.

Atentar que os períodos de tempo aqui informados fazem referencia as operações de lançamento e adensamento do concreto.

Lançamento de concreto com bomba lança
Lançamento de concreto com bomba lança

Temperatura

A temperatura ambiente pra lançamento do concreto deve estar entre 5 e 30 graus celsius. Fora desses limites devem ser tomados cuidados especiais acordados entre as partes.

A temperatura do concreto por ocasião de seu lançamento deve ser fixada de modo a evitar a ocorrência de fissuração de origem térmica.

Operações subsequentes

As operações de manuseio susequentes a entrega do concreto tais como transporte interno, lançamento, adensamento, acabamento superficial, cura, retirada de escoramento e desforma são de responsabilidade da executante da obra.

APL Engenharia

Nossa equipe técnica e operacional tem a experiencia e qualificação necessária para garantir a qualidade do concreto empregado em sua obra.

Atendemos todas as recomendações normativas desde o recebimento dos materiais a serem utilizados até a entrega em sua obra.

Nossa dosagem é automatizada e controlada por computador e todos os parâmetros normativos de qualidade estão programados em nosso sistema com calibração e certificação pelo Inmetro dos equipamentos.

Conte com a nossa experiencia e conhecimento.

Engenheiro Geotécnico, professor, Edgar Pereira Filho.