Atualmente, existem no mercado diversos tipos e opções de concreto — que podem ser empregados de acordo com as necessidades de cada obra. Concreto convencional, bombeávelarmado, protendido, projetado, de alto desempenho e celular são alguns exemplos.

O concreto celular faz parte dos denominados leves, pois apresenta um processo produtivo que resulta em um material mais poroso. Ele consiste na mistura de água, cimento, cal e alumínio em pó. Além disso, seu processo de fabricação pode conter a adição de espuma na mistura de água e cimento, assim como pode ou não ser composto por areia ou outros agregados.

Neste artigo, você vai conhecer detalhadamente o que é o concreto celular, suas aplicações, vantagens e desvantagens. Continue a leitura e confira.

O que é concreto celular?

O concreto celular é proveniente de um tipo de mistura que proporciona uma característica mais aerada, espumosa e porosa ao concreto, uma vez que esse apresenta grande quantidade de vazios. Em vez da espuma, também pode ser acrescentado algum aditivo para servir como agente expansor.

A espuma ou agente expansor é responsável por incorporar bolhas de ar no interior do concreto. Inclusive, por meio desse processo é possível controlar a densidade que será alcançada. Os poros formados são de dimensões regulares, milimétricas, esféricas e não se deformam.

Quais são as características que o diferem do concreto convencional?

O concreto celular apresenta em sua composição componentes que proporcionam maior porosidade que o concreto tradicional, por isso tem menor densidade, é mais leve, tem elevado isolamento térmico e acústico, além de demonstrar maior resistência ao fogo.

Durante seu processo construtivo, algumas etapas de produção são desnecessárias. Em decorrência da elevada leveza do concreto celular, ele apresenta maior fluidez, não necessitando ser adensado, por exemplo. Com isso, reduzem-se os custos com mão de obra e equipamentos.

Como funciona e para que é indicado?

O concreto celular pode ser empregado em diversos projetos, moldado in loco, pré-fabricado e utilizado na produção de blocos. Além disso, são muito implementados na vedação de vãos, preenchimento de lajes nervuradas e, quando acompanhados de aço, podem ser aplicados como parede estrutural e laje.

Esse tipo de concreto também pode ser utilizado em caixas de escada, lajes, paredes, pisos, contrapisos, paredes corta-fogo, no preenchimento de vazios, como isolante térmico e acústico e também em coberturas comerciais, industriais ou residenciais.

Quando administrado para a execução de peças pré-fabricadas ou pré-moldadas, o concreto celular pode ser empregado em painéis, blocos e na composição de pisos elevados. Pode ser feito em diversos formatos e, por isso, é utilizado como verga, contraverga, canaleta, além de poder ser cortado com serrote, tanto para adaptação ou criação de novos formatos, quanto para a passagem de instalações hidráulicas e elétricas.

Quais são as vantagens do concreto celular?

Além da versatilidade, o concreto celular oferece outros benefícios. Saiba mais a seguir.

Desempenho térmico

As características porosas do concreto celular proporcionam baixa condutibilidade térmica. Com isso, a variação de temperatura, em ambientes edificados com esse tipo de concreto, é mais controlada.

Melhor desempenho acústico

Os aspectos de porosidade também proporcionam melhor isolamento acústico que o concreto convencional, aumentando a qualidade da edificação.

Mais leveza

A densidade do concreto celular pode ser até 60% menor que a de concretos tradicionais, o que mesmo assim proporciona uma boa resistência.

Por serem mais leves, a construção, se comparada ao uso do concreto tradicional, também será. Isso proporciona mais economia com fundação e estrutura, efetivando uma parcimônia significativa tanto no custo quanto no prazo.

Elevada produtividade

A alta leveza proporciona que a locomoção das peças seja mais fácil, assim como o número de viagens seja menor, fornecendo mais velocidade e, consequentemente, aumento da produtividade. O manuseio e assentamento de blocos de concreto celular é muito mais rápido, podendo chegar a até três vezes mais ágil que os blocos tradicionais.

Por ser possível serrá-lo, não é necessário adquirir peças em diversos formatos e tamanhos, facilitando ainda mais o processo de compras e execução.

Maior economia

Algumas vezes o acabamento final do concreto celular é tão uniforme que se pode até dispensar o uso de reboco, utilizando apenas a massa corrida.

Menor quantidade de concreto

A composição do concreto celular reduz o consumo do material, acarretando mais leveza e economia tanto no consumo de concreto, quanto na execução das estruturas.

Elevada vida útil

O concreto celular é resistente a agentes químicos, umidade e fungos, além de apresentar maior resistência ao fogo quando comparado com o concreto tradicional. Essas características inclusive permitem seu uso em paredes corta-fogo.

Quais são as desvantagens?

Além dos benefícios, o concreto celular também apresenta algumas desvantagens:

  • perda ou redução de algumas propriedades — por ser mais poroso que o tradicional, o concreto celular perde algumas propriedades mecânicas e passa a ter outras reduzidas, como é o caso da resistência à compressão;
  • possibilidade de deformação — como na fabricação do concreto celular são reduzidos ou até eliminados os agregados rígidos, ele apresenta menor módulo de elasticidade que o concreto convencional, podendo demonstrar maior deformação;
  • custo elevado — como o processo de execução do concreto celular envolve o uso de aditivos ou agentes expansores, e no concreto convencional não há esse tipo de componente, o custo de produção do concreto celular é maior;
  • ampla restrição — por apresentar menor aderência a armaduras e menor desempenho mecânico que o concreto convencional, seu uso é mais restrito;
  • possibilidade de manifestações patológicas — quando não é executado com reforços estruturais, o concreto celular pode apresentar deformações e fissuras decorrentes da retração.

Mesmo com essas desvantagens, os benefícios do concreto justificam sua presença crescente em obras. Ainda assim, alguns cuidados devem ser tomados se você optar por esse material, a fim de observar se esse é o mais indicado para o projeto em questão e se apresentará o melhor custo-benefício.

É válido ressaltar, por exemplo, que ele não é indicado para estruturas armadas robustas, mas é uma excelente alternativa para diversas aplicações citadas no texto, podendo ser moldado in loco, pré-fabricado ou pré-moldado.

Para ter acesso a mais conteúdos interessantes como este, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.