O concreto armado é um velho conhecido de um engenheiro civil. Diversas obras utilizam o material, que atende muito bem às necessidades de cada projeto. Contudo, será que você realmente conhece essa solução e entende as suas vantagens e desvantagens?

Em um primeiro momento, é preciso saber que esse tipo de concreto tem algumas limitações, principalmente quando se trata de esforços solicitantes de tração. Por outro lado, ele é o componente adequado para estruturas que trabalham sob compressão.

Ao ler este post, você aprenderá mais sobre o assunto. Acompanhe.

O que é e como surgiu o concreto armado?

As primeiras construções utilizavam pedras em suas estruturas. Inicialmente, a durabilidade e a resistência aos esforços de compressão do material atendiam às necessidades das obras. Porém, com o passar do tempo, a demanda por construções maiores aumentou e fez-se necessário utilizar um novo material: o concreto armado.

A ideia de unir o concreto ao aço revolucionou o mercado da construção civil. Enquanto o primeiro é resistente à compressão, o segundo trabalha melhor sob esforços de tração. Isso quer dizer que os dois materiais se complementam.

A perfeita aderência entre os componentes e a proximidade do valor do coeficiente de dilatação térmica também foram fundamentais para a criação desse componente. Ou seja, o trabalho de resistir às trações é realizado em conjunto.

Quais erros no processo de especificação de produtos e de controle tecnológico promovem falhas?

As patologias construtivas causam grandes estragos em uma estrutura e não poderia ser diferente com esse tipo de concreto. Como ele é montado in loco, isto é, na obra, os cuidados na hora da execução e da cura devem ser redobrados.

A falta de controle dos agregados e o desconhecimento de tecnologias eficientes são os principais desafios enfrentados por um engenheiro. Claro que sinistros por uma colisão ou eventos climáticos também podem acontecer e, por isso, é essencial criar maneiras de reduzir os danos que eles causam.

Com a exceção desses exemplos, todas as outras situações acontecem por causa de erro humano. As imprecisões de dimensionamento das estruturas, os improvisos construtivos, a falta de atenção com a durabilidade e a ausência de controle tecnológico são constantemente encontrados em patologias da construção civil.

Quais são as principais vantagens do concreto armado?

Como já foi dito, a resistência à compressão e à tração é uma das principais características desse concreto. Alguns profissionais se esquecem de sua resistência ao fogo e às intempéries climáticas.

De forma semelhante, os choques e as vibrações causam menos danos em sua estrutura. Desse modo, escolher esse material significa ter mais tranquilidade no longo prazo ou em situações imprevistas, como incêndios e outras catástrofes climáticas.

Tenha em mente que a sua versatilidade é outro fator positivo. A possibilidade de se adaptar a diversas situações faz com que esse concreto seja utilizado em obras do mundo todo.

Além do mais, o seu custo de manutenção é baixo quando comparado com outras opções. A facilidade de execução exige funcionários menos qualificados, mas isso não quer dizer que você não deve treiná-los.

Em outras palavras, o concreto armado é alternativa para quem deseja ter uma estrutura durável, estável, resistente e econômica.

E as desvantagens, quais são?

A necessidade de executá-lo no local da obra é o principal fator negativo. Em alguns casos, acontecem erros no preparo da mistura e até mesmo na aplicação. Ou seja, por mais que o projeto seja dimensionado corretamente, as patologias podem atrapalhar a performance da estrutura.

O uso de formas de madeira é outro ponto que gera grande discussão. Como o pensamento ecológico está cada vez mais presente na construção civil, é essencial adotar práticas mais sustentáveis.

Toda obra que adota o concreto armado ainda apresenta um grande consumo de madeira, o que acarreta em uma maior geração de resíduos. Quando medidas de reciclagem não são adotadas, a situação é agravada.

Outro problema dessa desvantagem é o peso próprio do material, que é de 2.500 kg/m³ — ou seja, quanto maior for a estrutura, mais pesada ela será. Isso quer dizer que as fundações serão solicitadas por esforços mais intensos e, consequentemente, mais caras. Nessas horas, o custo do projeto pode se elevar caso aditivos não sejam aplicados na mistura.

Por fim, é preciso saber que a demolição de prédios que utilizam esse tipo de concreto é complexa e, em algumas situações, chega a ser inviável por causa das despesas.

Em quais casos o concreto armado é o melhor recurso construtivo?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta objetiva. Desde que seja dimensionado e executado corretamente, esse tipo de concreto pode ser utilizado em diversas situações.

Quando comparado com a alvenaria estrutural, ele é mais flexível e possibilita adaptações. Prédios em alvenaria estrutural não têm grandes vãos, o que o torna uma ótima opção para quem deseja construir apartamentos maiores.

Geralmente, ele é escolhido por engenheiros na execução de obras com áreas superiores a 70 m², mas isso pode variar de acordo com as características do projeto.

A estrutura metálica vem ganhando cada vez mais força no mercado. Contudo, é necessário ter uma logística otimizada e profissionais especializados nos processos executivos. Por esses motivos, algumas empresas ainda optam pelo concreto tradicional, que ainda atende grande parte dos casos.

Como você pode perceber, o concreto armado é amplamente utilizado na construção civil por sua versatilidade e resistência. A sua durabilidade é outro ponto que traz muitos benefícios, pois representa uma obra com menos problemas com o passar do tempo.

Existem outras opções que podem atendem melhor as situações específicas de uma obra. Os cuidados em sua execução devem ser a prioridade de um engenheiro que quer garantir o máximo de qualidade.

Portanto, é essencial analisar corretamente as características de cada projeto antes de decidir a solução ideal. Sempre trabalhe com parceiros especializados, principalmente quando o assunto for a geotecnia de fundações, e concreto,  evite dores de cabeça em sua rotina de trabalho.

Agora que você já sabe as informações mais importantes sobre o concreto armado, assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros assuntos relacionados ao mercado da construção civil!