Sempre fomos pioneiros. A APL Engenharia foi a primeira empresa a trabalhar com investigação geotécnicas e fundações no norte de Minas Gerais. E hoje conta com uma das maiores frotas de equipamentos de todo o estado de Minas.

Tão logo iniciou a sua atuação no fornecimento e lançamento de concreto a vanguarda e pioneirismo continuaram presentes.

Em janeiro de 2.020 iniciamos em nossa central de concreto usinado em Montes Claros MG a produção automatizada do concreto.

Concreto Usinado ou Concreto dosado em central

Segundo a NBR 7212 da ABNT o concreto usinado é aquele concreto dosado, misturado em equipamento estacionário ou em caminhão betoneira, transportado por caminhão betoneira ou outro tipo de equipamento, dotado ou não de agitação, para entrega antes do início de pega do concreto em local e tempo determinados, para que se processem as operações subsequentes a entrega, necessárias a obtenção de um concreto endurecido com as propriedades pretendidas.

Dessa forma o procedimento a ser realizada na central de concreto usinado é a dosagem dos insumos que compõem o concreto. Isso é o proporcionamento em massa ou volume dos materiais constituintes do concreto. Em outras palavras, a receita do bolo.

Estes materiais são basicamente agregados (areia e brita), cimento, água e aditivos. E a quantidade utilizada de cada um desses materiais desenvolvem tipos diferentes de concreto separados nas classes de resistência e consistência.

Uma das etapas mais importantes para a sua estrutura de concreto armado é justamente a dosagem do concreto preparado em central.

Vídeo da produção automatizada de concreto usinado da APL em Montes Claros

Usina automatizada – Produção de concreto por computador

Muitas das centrais de concreto realizam essa dosagem de forma manual. Com o auxílio de equipamento do tipo carregadeira, são lançados os agregados em uma balança onde o operador de central controla o lançamento e injeção dos insumos para a dosagem do concreto.

Os agregados são introduzidos no caminhão através de correias transportadoras e o cimento, água e aditivos através de tubos lançados diretamente no balão do caminhão betoneira.

O processe de automação da usina elimina essa operação humana. Todo o procedimento de dosagem e proporcionamento dos matérias e realizado por computador. E para garantia de qualidade do concreto fornecidos mantemos os instrumentos de pesagem calibrados com certificação do Inmetro.

SISTEMA GERENCIADOR DE PRODUÇÃO DE COCNRETO

O Sistema Gerenciador de Usina de Concreto (SGUC) consiste de um poderoso sistema de automação industrial, especialmente projetado para executar a fabricação automatizada de concreto.

Além de diminuir eventuais desvios de produção, esta sistema traz inúmeros benefícios a fabricação do concreto:

  • Rapidez no carregamento: Por ser um sistema que utiliza multiprocessamento paralelo real, o sistema automatizado é capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Desta forma, reduz-se o tempo despendido no processo de fabricação do concreto, aumentando, consequentemente, o seu volume de produção. O que reduz o tempo de espera entre as cargas que serão recebidas tornado a sua concretagem mais rápida.
  • Precisão de dosagem: O sistema automatizado dispõe de mecanismos que ajustam o fluxo de vazão dos materiais, durante a dosagem, para que estes atinjam com precisão as quantidades estabelecidas. Além disto, por ser um sistema totalmente automatizado, a nossa central de concreto está livre de problemas decorrentes de falha humana, que podem ser causados, por exemplo, por fadiga ou distração.
  • Maior Controle: As informações sobre todas as operações executadas na usina são automaticamente registradas em arquivos, podendo ser consultadas a qualquer momento. Desta forma, o gestor da central de concreto sabe exatamente as operações realizadas na sua usina. O sistema automatizado é o sistema ideal para implementação de programas de controle de qualidade, tal como o ISO 9000.
  • Segurança: Nossa central automatizada dispõe de mecanismos que interrompem o processo de usinagem, quando da detecção de anomalias que comprometam o produto final: o concreto. Seguindo a risca os preceitos da NBR 7212 todos os parâmetros de tolerância de produção são programados em limites inferiores ao normativo. Além disto, todas as anomalias percebidas são registradas em arquivos, os quais podem ser consultados posteriormente.
  • Conectividade: Nossa central utiliza base de dados no formato dBase III, que é um dos mais populares padrões de arquivos. Assim, um sistema de informações externo, tal como um sistema de informações executivas (EIS), pode usufruir da base de dados, acessando-a através de uma rede local. Pode também ser estudas formas de integração com API aberta.
Sistema computadorizado de produção de concreto usinado
Sistema computadorizado de produção de concreto usinado

Sistema Supervisório dos processos

Basicamente, um sistema supervisório destina-se à capturar e armazenar em um banco de dados, informações sobre um processo de produção. As informações vem de sensores que capturam dados específicos (conhecidos como variáveis de processo) da planta industrial.

A nossa central dispõe de um sistema supervisório, responsável pela coordenação do processo, e pela iteração com o operador. O sistema supervisório é executado num computador IBM-PC compatível.

Outras funções do processo, como por exemplo, as dosagens, são executadas em CLPs dedicados. A arquitetura com processamento distribuído, permite a nossa central automatizada executar várias funções ao mesmo tempo.

Um exemplo disso são as dosagens. Como cada balança possui um CLP dedicado, a dosagem dos materiais é feita simultaneamente; isto é, com todas as balanças dosando ao mesmo tempo. Desta forma, ganha-se rapidez no processo e, consequentemente, maior volume de produção e agilidade no atendimento aos clientes.


Todas as operações de dosagem, efetuadas pelo sistema, são registradas em arquivos, podendo ser consultadas a qualquer momento. Além disto, informações sobre anomalias de funcionamento, desvios, ou inoperância de dispositivos, também são registradas, e passíveis de emissão de relatórios.

Concreto Usinado em Montes Claros

Com foco constante no cliente a APL Engenharia mais uma vez na vanguarda em Montes Claros MG, investiu na automação de sua usina garantindo a todos os seus clientes rapidez, segurança e precisão na produção de concreto usinado.

Solicite o seu orçamento.