As fundações são responsáveis por sustentar as edificações, transmitindo as solicitações de esforços da superestrutura para o solo. Por isso, é essencial conhecer o tipo do solo, a sua estratigrafia, posição do nível de água e o índice de resistência à penetração SPT

São inúmeros os acidentes e patologias causados pelas fundações que não foram executadas corretamente. As principais causas destes problemas são:

  • ausência ou falha nas investigações geotécnicas.
  • problemas envolvendo o comportamento do solo.
  • problemas envolvendo o desconhecimento do comportamento real das fundações.
  • problemas envolvendo a estrutura de fundação.
  • problemas envolvendo as especificações construtivas das fundações.
  • falhas de execução das fundações.

Neste post, vamos falar sobre a importância do projeto de fundação e mostrar os 6 principais aspectos que devem ser levados em consideração para que um projeto seja eficiente. Boa leitura!

Qual a importância do projeto de fundação?

Existem diversos tipos de fundações, podendo ser divididas em superficiais (ou rasas), que apresentam profundidade inferior a 3 metros e transmitem a carga ao solo por meio da base, e profundas, as quais têm profundidade superior a 3 metros e podem transmitir a carga ao solo pelo atrito lateral e, em alguns casos, pelo atrito lateral e pela base.

Além da segurança, existem questões de ordem econômica, cujo projeto de fundação tem interferência direta. Não é possível generalizar que as fundações profundas são utilizadas em edificações com cargas maiores, como prédios, e as rasas nas que têm menores, como casas.

O tipo de fundação depende principalmente da resistência do solo e da profundidade em que está a camada resistente. É comum que etapas como sondagem e projeto de fundação sejam eliminadas em busca de economia, mas o resultado é que as fundações saem mais caras do que precisariam ser por estarem superdimensionadas.

Além disso, em alguns casos, o solo apresenta diferenças que resultam em recalques das fundações e são geradas manifestações patológicas nas edificações, como fissuras, trincas e, em casos piores, rachaduras, desníveis e até desmoronamentos.

Esses problemas geram gastos muito mais significativos que o superdimensionamento da fundação, os quais podem chegar na casa dos milhares ou até milhões, como o famoso caso dos prédios tortos em Santos, resultantes de recalque. Além da elevação de custos, a ausência de um projeto eficiente de fundações pode resultar em problemas judiciais e, nos piores casos, ferir pessoas ou ser fatal.

Quais são os 6 principais pontos para um projeto de fundação?

Neste tópico, você vai conhecer a fundo os principais pontos para um projeto de fundação. Acompanhe.

1. Investigações geotécnica

Conhecer o solo é um indispensável para a definição do tipo de fundação e do processo executivo a ser empregado. A investigação geotécnica permite justamente conhecer todas as informações e características concernentes ao solo analisado.

Por meio da investigação geotécnica, são obtidas informações como tipos de solo, profundidade do nível d’água, profundidade da camada resistente, quais os perfis e tipos que compõem o solo, qual a resistência, entre outras.

Como já se sabe, existem diversas formas de investigação geotécnica, como sondagens, ensaios de permeabilidade, ensaios geotécnicos de laboratório e outros mais. É possível, em um mesmo terreno, ter solos diferentes e com comportamentos diferenciados, demandando soluções diferentes em relação à infraestrutura.

Essa possibilidade torna ainda mais imprescindível que os furos para a realização da sondagem sejam realizados de forma que abranja mais o terreno, proporcionando que mais informações e possíveis diferenças sejam verificadas nessa fase, evitando imprevistos no futuro.

2. Comportamento do solo

O estudo do comportamento do solo também é muito importante e é feito por meio de testes que consistem em submeter o solo a cargas e vibrações, verificando se suportará as cargas e tensões que serão transmitidas da estrutura por meio da fundação.

Além do conhecimento do comportamento do solo sob carga, é possível definir como ele deve ser manejado — ou seja, se necessita de irrigação, drenagem, conservação da água ou do solo em si. Nessa etapa, também são analisados aspectos como transmissão de esforços ao solo.

O comportamento de um solo corresponde às variações físicas que ocorrem ao longo das diferentes profundidades com o passar do tempo, como resistência, retenção de água, tensão de ruptura, entre outros. Portanto, é importante obter todas essas informações para que o projeto de fundações seja feito com qualidade, permitindo identificar as características de cada perfil do solo e seus parâmetros.

3. Comportamento real das fundações

A estrutura é apoiada sobre a fundação, sendo que cada tipo desta apresenta um comportamento específico, podendo afetar o desempenho daquela. Por isso, é preciso fazer uma análise para que a escolha do sistema de fundação não seja superestimado nem subestimado, visto que isso gera os maiores problemas para que o sistema infraestrutura e supraestrutura seja apropriado.

O desconhecimento dessas características resulta em manifestações patológicas e problemas como recalques diferenciais e a necessidade de reforço nos elementos de fundação.

4. Estrutura da fundação

A estrutura da fundação é definida mediante projeto e detalhamento estrutural. Esse detalhamento do elemento de fundação informa dados como cargas atuantes, quais as dimensões das vigas de equilíbrio, entre outras.

É imprescindível que essa etapa seja realizada adequadamente, pois também se resulta em manifestações patológicas que podem ser de leves a graves e até inviabilizar o uso da edificação.

Alguns dos problemas mais comuns relacionados à estrutura inadequada de uma fundação é a possibilidade de fissuração das armaduras em decorrência da não verificação, da presença de armaduras densas ou de uma quantidade de aço menor do que a necessária.

5. Especificações construtivas das fundações

As especificações construtivas das fundações são todas as informações relevantes para que a execução ocorra de acordo com o que foi projetado, atendendo às cargas e transmitindo-as à profundidade prevista.

Deve-se observar qual a cota de assentamento, quais os tipos e características do solo, os valores das tensões admissíveis adotadas, quais as características do concreto — resistência à compressão, traço, entre outros — além da espessura de cobrimento da armadura.

6. Execução das fundações

O adensamento e a vibração do concreto devem ser feitos de forma adequada para que a fundação seja feita corretamente. Também deve-se evitar o estrangulamento da seção dos pilares enterrados e executar apropriadamente as juntas de dilatação.

Além disso, é importante realizar uma locação bem-feita e limpar a cabeça da estaca quando ela for vinculada ao bloco.

Qual a importância de uma empresa com credibilidade?

Uma empresa com experiência é fundamental para garantir maior segurança na execução das investigações geotécnicas e fundações, seja por meio de uma execução segura e dentro das normas técnicas ou da eficiência, a qual promove redução de custos e tempo, tornando o empreendimento mais competitivo.

A fundação é extremamente fundamental para a segurança e o sucesso de uma edificação, mas, em muitos casos, não é vista com a devida importância por não agregar tanto valor aos clientes leigos quanto aspectos visuais, como revestimentos, por exemplo. Levando isso em consideração, é importante otimizar ao máximo esse processo a fim de obter um custo final competitivo.

Para que isso seja possível, contar com uma empresa que atua com seriedade e segurança é imprescindível para obter o melhor custo-benefício em um empreendimento, evitando prejuízos. Portanto, entre em contato conosco para que possamos ajudar na execução de projetos de fundação e investigações geotécnicas.