A estaca hélice contínua monitorada é uma fundação do tipo profunda, de concreto moldado in loco. A sua execução é mediante a introdução de um trado helicoidal em rotação no terreno para posterior injeção de concreto pela haste central do trado simultaneamente à sua retirada.

Esse processo executivo torna a hélice contínua uma das melhores soluções de fundações, uma vez que pode ser utilizada em diversos tipos de solo, com presença ou ausência de nível de água, e apresenta elevada produtividade, qualidade e excelente custo-benefício.

Quer saber mais sobre o processo executivo e as vantagens dessa fundação? Então, continue lendo!

Processo executivo das fundações em hélice contínua

O processo executivo consiste, primeiramente, em realizar a escavação da estaca, com o diâmetro e a profundidade definidos pelo projeto geotécnico. Nessa etapa, o solo é perfurado de forma contínua, sem a retirada do material escavado o que garante a integridade das paredes laterais do furo.

Quando a cota de assentamento da ponta da estaca é alcançada, inicia-se o processo de lançamento do concreto. Esse processo é realizado simultaneamente à retirada do trado com o solo escavado, o que impede o desconfinamento das paredes laterais do furo.

Após a conclusão da concretagem, são realizados o içamento e a introdução da armadura. Para que seja possível, é essencial que o concreto utilizado apresente o slump adequado. A recomendação é que o abatimento seja de, no mínimo, 25 +–2 cm.

Quando a armadura é introduzida até a cota de projeto, a estaca está concluída. É importante ressaltar que todos os processos — desde a escavação até a concretagem — são monitorados por computador, garantindo a qualidade do serviço executado.

Armadura em estaca Hélice Contínua

O monitoramento por computador também fornece informações de excentricidade e desaprumo. Essas informações são essenciais, pois existem limites normativos que devem ser respeitados.

Monitoramento da escavação em hélice contínua

Independentemente da dimensão da estaca, algumas excentricidades são aceitáveis por norma, sem qualquer correção, sendo o desvio máximo permitido de 10% da menor dimensão da estaca entre o ponto de aplicação das solicitações do pilar e o eixo da estaca. Nesses casos, aceita-se sem correção um acréscimo de até 15% sobre as cargas — seja a admissível ou a resistente de projeto.

Quanto ao desaprumo das estacas, não há necessidade de verificação de estabilidade e resistência, nem de medidas corretivas para desvio de execução, em relação ao projeto, menores que 1/100.

Diferenciais das fundações em estaca hélice contínua monitorada

Alta produtividade

Como o processo é monitorado, permite elevado ganho de qualidade e eficiência. Somado a isso, devido ao porte e à metodologia executiva utilizada, é possível obter produtividades muito superiores às demais tecnologias executivas. Por exemplo, é muito comum a execução de até 400 m de estaca em um mesmo dia.

Essa elevada produtividade torna as obras mais competitivas e agrega economia ao orçamento. Além disso, apresenta alta capacidade de carga, diminuindo o tamanho dos blocos de coroamento, e é capaz de penetrar camadas resistentes do solo.

Não causa vibrações

Ao contrário das estacas pré moldadas de concreto e metálicas, as estacas hélice contínua não causam vibrações no terreno. Isso ocorre por serem escavadas e não cravadas no terreno. Dessa forma as estacam causam pouca ou nenhuma perturbação nas obras vizinhas. É sempre importante realizar uma visita cautelar na vizinhança antes de se começar qualquer obra.

Baixa emissão de ruídos

Em decorrência de a ausência de vibrações no processo executivo de escavação e de os ruídos apresentados durante a execução serem baixos, esse tipo de estaca torna-se possível e aconselhável em empreendimentos próximos a diversas construções, sem o risco de danificá-las ou incomodar a vizinhança.

Entretanto, mesmo assim recomenda-se realizar laudo técnico nas edificações vizinhas antes e após a finalização da fundação, evitando futuros problemas.

Realização abaixo do nível de água

As fundações em hélice contínua podem ser executadas com confiabilidade e qualidade mesmo abaixo do nível de água por existir a possibilidade de concretagem submersa no processo executivo. Esse tipo de concretagem consiste em injetar o concreto do fundo do furo, com pressão monitorada, para o fundo do furo do terreno. Como a concretagem está sendo realizada de baixo para cima, o concreto não tem contato com a água. Está é expulsa do furo pela diferença de peso específico, impedindo a contaminação do concreto.

Limpeza do canteiro de obras

Além de elevada produtividade, facilidade de manuseio do equipamento, rapidez na execução, alta capacidade de carga, o processo executivo proporciona uma obra muito mais limpa do que quando são utilizados outros processos, uma vez que não necessita de água ou lama bentonítica. Contudo, é necessário elaborar um plano de logística para que o solo escavado seja retirado para locais apropriados.

Monitoramento eletrônico da execução

O monitoramento eletrônico da execução é acompanhado por inteiro na cabine de operação e gera diversas informações cruciais sobre o andamento do processo, como a pressão de concretagem, o torque, a velocidade de rotação, a profundidade, entre outras.

Monitoramento da concretagem hélice continua cabine do operador

Essas informações ficam disponíveis tanto para o operador quanto para a equipe de engenharia que monitoram remotamente todos os dados de operação e proporcionam a correção instantânea de qualquer desvio de qualidade durante a execução da estaca.

Monitoramento remoto hélice contínua – Sala de controle APL Engenharia

Dois indicadores são os principais: torque e pressão do concreto. O torque da escavação pode ser relacionado com a resistência da estaca, enquanto o indicador de pressão do concreto deve sempre ficar positivo, pois significa que ele está exercendo esforço nas paredes do furo.

Quando a pressão do concreto fica negativa, existe o risco de deformação das paredes laterais da estaca comprometendo a integridade dela. Portanto, o monitoramento permite a correção de qualquer desvio, como velocidade, rotação e os demais parâmetros executivos necessários para produzir uma fundação de qualidade.

Situações em que a hélice contínua é mais indicada

Esse tipo de fundação é extremamente versátil, pois pode ser executado tanto em solos coesivos e não coesivos, como no arenoso. Também pode ser executado com ou sem presença de nível de água, não sendo o solo limitação direta para o uso dessa estaca.

Entretanto, esse processo executivo não é viável em solos com presença de matacões ou rochas, e o processo executivo demanda a utilização de equipamentos de grande porte, sendo necessário que apresente resistência superficial mínima para suportar o peso do equipamento durante a operação.

Além disso, precisa ser possível acessar o terreno com o equipamento, o que pode ser inviável em lotes muito íngremes ou sem áreas planas para instalação do equipamento.

Os equipamentos necessários para a execução dessa fundação são:

  • máquina perfuratriz hélice contínua;
  • trado contínuo;
  • bomba de injeção de concreto;
  • mangueiras de acoplagem com a bomba de injeção;
  • instrumento computadorizado para medição;
  • elemento de memória;
  • sensores de profundidade, velocidade, inclinação, pressão e torque;
  • pá carregadeira.
Fundações em estacas hélice contínua monitorada
Fundações em estacas hélice contínua monitorada

É importante analisar se esse tipo de fundação é viável economicamente, uma vez que o custo de mobilização dos equipamentos pode ser alto, dependendo da disponibilidade na região.

Como o lançamento de concreto é imediato, é essencial que o fornecimento e o bombeamento de concreto sejam contínuos, o que torna o sistema executivo não indicado para locais que não tenham concreteiras ou concreto suficiente para a produtividade.

A hélice contínua é uma das fundações mais utilizadas no Brasil justamente por todas as vantagens citadas no texto, como sua alta versatilidade e produtividade. Entretanto, é sempre importante analisar a viabilidade desse tipo de fundação para cada empreendimento, uma vez que a localidade ou a situação do terreno pode inviabilizar técnica ou economicamente o seu uso.

Nos consulte, nossa equipe de engenharia esta pronta para ajuda-lo na eleição da melhor fundação para sua obra. Ou se preferir, solicite um orçamento.

Gostou do texto? Então, aproveite a visita ao blog e assine a nossa newsletter. Assim você receberá mais conteúdos como este!