A crescente complexidade das estruturas e a necessidade de executar obras em um menor intervalo de tempo exigiu da engenharia o desenvolvimento de diferentes tipos de concreto usinado. Atualmente, é possível encontrar um produto para cada aplicação na construção dos empreendimentos.
Uma das diferenças mais relevantes entre o concreto feito na obra e o dosado em central está na sua constituição. O concreto utiliza aditivos, que têm como finalidade a modificação de algumas propriedades ou conferir a ele qualidade para melhorar o seu comportamento.
A seguir, preparamos algumas informações que podem ajudar a entender um pouco mais sobre o concreto usinado. Confira!
Tipos de concreto
É possível utilizar concretos diferentes em uma mesma construção, como em fundações, estrutura, pisos e elementos decorativos. Conforme as características e propriedades de cada caso, os mesmos insumos que compõem o concreto são trabalhados de forma diferente. A seguir, confira algumas opções que você tem para sua obra.
Concreto convencional
Esse termo é usado para definir concretos dosados em central (CDC) sem o lançamento bombeado do mesmo.. É composto de cimento, areia, brita, aditivos e água em quantidades controladas. A sua resistência é calculada para variar entre 10 MPa e 40 MPa (Mega Pascal), sendo comprovada por meio de ensaios de laboratório.
O transporte desse produto para a obra é realizado por caminhão betoneira. Sua aplicação na obra é realizada com lançamento diretamente no local ou por carrinho de mão e baldes, nunca por bombeamento. Faz-se uso de vibradores para garantir o adensamento correto.
Concreto usinado bombeável
É fabricado com as mesmas características do convencional, no entanto, tem como diferencial a maior fluidez. Isso possibilita que seja descarregado por tubulações metálicas ou mangueiras flexíveis, com diâmetro variando entre 3” e 5.½”.
O bombeamento do concreto é feito pela bomba que acompanha o caminhão betoneira. Os tubos são montados de maneira que podem atingir distâncias de até 400 m na posição horizontal e de até 160 m na vertical, alcançando, assim, locais de difícil acesso.
Concreto armado (CA)
O concreto armado é o mais utilizado nas obras de construção civil. Ele leva esse nome pela presença de armaduras de barras de aço, presentes nas estruturas. Trata-se de uma ferragem responsável por garantir ao concreto resistência a flexão e tração. É utilizado nas vigas, pilares, lajes e pisos.
Concreto protendido (CP)
É a utilização de barras ou cabos de aço para aumentar a resistência do concreto à tração. Dessa maneira, o concreto aumenta sua resistência e garante maior segurança e estabilidade à edificação.
O concreto protendido possibilita a construção de vãos livres maiores do que os do concreto armado convencional.
Concreto de alto desempenho (CAD)
Fabricado em usinas com adição de aditivos plastificantes e também minerais. Tem propriedades de resistência mecânica superior a 40 MPa e maior durabilidade, o que é de extrema importância para estruturas que necessitam de elevada resistência do concreto ou com seções reduzidas dos elementos estruturais.
No Brasil, a utilização do concreto de alto desempenho é quase uma rotina nos projetos com especificação de concreto com resistência igual ou superior a 40 MPa.
Concreto de alta resistência (CAR)
A alta resistência é obtida com o uso de aditivos especiais que garantem grande resistência em pouco tempo, agilizando as obras, como também atendendo emergência. O concreto de alta resistência é elaborado com base nas características específicas de cada obra.
Características do concreto usinado
O concreto dosado em central é elaborado em uma usina de concreto em que a dosagem dos materiais é feita com muito critério e monitoramento constante. Apresenta elevado controle tecnológico de qualidade, rigorosa pesagem dos materiais e tempo de mistura.
Ao longo do dia, são realizados, no mínimo, três ensaios da umidade nos materiais finos. Dessa forma é garantido o volume a ser entregue, como também a resistência do concreto. Nos ensaios de laboratório, estão inclusos os testes de densidade dos insumos, que são realizados a cada nova carga. Isso garante que o volume a ser entregue seja sempre compatível com o que foi contratado. A seguir, veja algumas vantagens na utilização do concreto usinado ou concreto dosado em central (CDC):
- maior monitoramento da qualidade;
- diminuição de custos na obra;
- promove maior celeridade da obra;
- relatórios dos ensaios;
- rigorosa observância das normas;
- atenção ao meio ambiente.
Utilização em obras
Nas obras de pequeno porte, o concreto usinado é excluído rapidamente, porque se pensa no alto custo. Contudo, o concreto dosado em central (CDC), por ser preparado de acordo com a necessidade de cada obra, tem um custo-benefício superior, se comparado a outros tipos de concreto.
O concreto usinado é amplamente utilizado em vigas e pilares. Embora o consumo seja menor, o lançamento é muito mais ágil com a utilização do bombeamento. Portanto, o concreto usinado é superior em qualidade e controle e permite desenvolver traços específicos para diversas aplicações e ambientes.
A consistência do concreto
Consistência é o fator principal da trabalhabilidade do concreto (propriedade que determina o esforço necessário para manusear uma quantidade de concreto fresco com uma perda mínima de homogeneidade).
À medida que se altera o grau de umidade que define a consistência, mudam também suas propriedades de plasticidade, permitindo maior ou menor deformação do concreto ante os esforços.
Uma das técnicas mais utilizadas para indicar a consistência é o ensaio de abatimento, também conhecido como slump test. Consiste em colocar uma massa de concreto dentro do tronco de cone (30 cm de altura por 10 cm de diâmetro no topo e 20 cm de diâmetro na base).
Seguindo a prescrição da ABNT NBR NM 67, esse procedimento é feito em três camadas igualmente adensadas com a aplicação de 25 golpes. O molde é retirado lentamente, verifica-se a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concreto depois de assentada.
A diferença entre o topo da massa e a base da forma é o slump. O abatimento adequado permite uma melhor aderência do concreto com o aço e, assim, diminui o risco de patologias e garante uma maior facilidade de distribuição e lançamento, tornando possível o bombeamento do concreto.
Recebimento, aceitação e lançamento do concreto
Na chegada do caminhão betoneira, o recebimento e aceitação do concreto deve seguir alguns procedimentos. Vejamos:
- horário de saída do concreto;
- se numeração do lacre corresponde com a nota fiscal;
- classe de agressividade ambiental;
- valor do Slump Test;
- se consistência está dentro da faixa solicitada;
- se o aditivo é o que foi pedido;
- se a resistência e o volume do material são os requisitados.
Após a aceitação e o início do lançamento do concreto, retirar uma pequena quantidade para a moldagem do corpo de prova (ABNT NBR NM 33), que será enviado para teste e medição da resistência do concreto à compressão mecânica.
A partir do primeiro acréscimo de água na central, o transporte até a obra não pode ultrapassar os 90 minutos e, ao fim da descarga, não pode exceder os 150 minutos para o concreto transportado em caminhão betoneira.
Para assegurar que o lançamento do concreto tenha êxito, é crucial que seja feito um planejamento da concretagem, com orientações para que a execução seja realizada da maneira correta. Outra etapa importante é seguir as regras da NBR 7.212/2012.
Vantagens na utilização do concreto usinado:
- maior fiscalização na qualidade do concreto;
- menor perda de material;
- ganho de produção no canteiro de obras;
- ganho de área na obra.
Desvantagens do uso do concreto usinado:
- mais caro;
- complexidade de lidar com pequenas quantidades de concreto;
- falta de liberdade quanto aos prazos de entrega;
- dependência da central quanto aos materiais utilizados;
- risco de atraso na entrega.
Portanto, agora que já conhece diferentes tipos de concreto usinado e suas características e especificidades, escolha o que melhor atenderá a execução de seus projetos com eficiência e segurança.
Nosso artigo sobre concreto usinado foi útil? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada do e-mail. Até breve!
APL Engenharia
Related posts
1 Comment
Deixe um comentário Cancelar resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Excelente muito claro e objetivo