A trabalhabilidade do concreto é a propriedade no estado fresco que determina a facilidade e a homogeneidade com que ele pode ser misturado, lançado, adensado e acabado. Tal qualidade é avaliada pela consistência do concreto.

Quando plástica, a avaliação é feita por meio do ensaio de abatimento do tronco de cone (NBR NM 67/1998); quando fluida, pelo ensaio de concreto autoadensável (NBR 15823/2017); quando seca, pelo ensaio VeBe (ACI 211.3/1987); e, quando entre plástica e seca, pelo ensaio Caixa de Walz (DIN 1048-1).

Quer entender mais sobre a consistência do concreto e sua relação com a trabalhabilidade? Então continue a leitura!

Qual é a importância de um bom concreto?

Um bom concreto é aquele que foi dosado corretamente e que, por isso, não apresentará:

  • fissuras em quantidade acima das permitidas em norma;
  • elevado teor de vazios;
  • poros interligados que permitam a entrada de ar e água;
  • segregação de britas;
  • características e acabamento inferiores aos especificados em projeto, entre outras.

A dosagem adequada do concreto torna possível a proteção da armadura e a obtenção de um material que atinja a resistência prevista em projeto, assim como a vida útil estimada.

Portanto, um bom concreto atinge as características solicitadas em projeto, devendo ser dosado de forma que atinja a resistência, a consistência e a trabalhabilidade necessárias.

É imprescindível que nenhuma dessas características seja realizada inadequadamente ou desconsiderada, pois isso resultará em um concreto deficiente, comprometendo o planejamento da obra.

O que é consistência do concreto?

A consistência do concreto é utilizada para relacionar suas características com a mobilidade de massa e a coesão dos insumos que o compõem. Ela pode ser determinada por meio do Slump Test, um ensaio que deve ser realizado sempre antes do início da concretagem dentro de um intervalo de cinco minutos a partir da coleta do material.​

Nesse teste, o concreto é colocado em três camadas igualmente adensadas dentro de uma forma em tronco de cone. A quantidade de golpes varia de acordo com o diâmetro de corpo de prova utilizado.

Para corpos com diâmetro de 150 mm e adensamento manual, cada camada recebe 25 golpes distribuídos igualmente e com mesma força e velocidade. Já para a moldagem de corpos com 100 mm de diâmetro, a moldagem ocorre em duas camadas que recebem 12 golpes cada.

Em seguida, a forma é retirada lentamente e colocada ao lado da porção de concreto que está sendo ensaiada para realizar a medição da diferença de altura. Essa medida indica a consistência do concreto de forma que quanto mais adensável e maior a trabalhabilidade, maior será essa diferença de altura. Conheça, a seguir, alguns fatores determinantes para a consistência do concreto.

Grau de umidade

O fator água e cimento interfere na consistência do concreto. Porém, essa é sempre definida em laboratório e em hipótese alguma deve ser acrescentada água para tornar o material mais fluido, uma vez que isso interfere diretamente em sua resistência.

A resistência é uma propriedade muito importante do estado endurecido do concreto e que permite maior ou menor deformação quando ele é submetido a esforços.

Mobilidade de massa

A mobilidade de massa nada mais é que a coesão entre os componentes do concreto. É o principal fator que influencia na consistência, uma vez que relaciona o teor de água com os materiais secos.

Um concreto com maior plasticidade evidencia que a consistência foi pensada de forma a obter maior trabalhabilidade e facilidade de moldagem. Ou seja, o concreto não apresentará um teor excessivo de materiais secos.

Escolha dos agregados

O teor de finos deve ser levado em consideração, assim como o diâmetro máximo do agregado graúdo. Tais parâmetros são definidos pelo espaçamento entre a forma e o aço e pela estrutura das armaduras.

Os tipos de agregados utilizados e compatibilidade entre eles e o cimento também são muito importantes para obter um concreto bem dosado. A incompatibilidade pode gerar reações que ocasionam fissuras e desplacamento do concreto, expondo a armadura e danificando a estrutura.

O que é trabalhabilidade?

A consistência do concreto é um dos principais fatores a serem analisados e influencia diretamente na trabalhabilidade, uma propriedade do estado fresco do concreto e que está relacionada a três características:

  • maior facilidade de redução de vazios, de poros interligados e de adensamento do concreto;
  • maior facilidade de moldagem do concreto, que é essencial para o preenchimento adequado da forma e dos espaços entre as barras de aço que compõem a estrutura;
  • maior resistência à segregação e mistura mais homogênea durante o transporte, manuseio e vibração.

Essa propriedade depende de diversos fatores, incluindo a dosagem dos materiais que constituem o concreto, a consistência e o modo de produção. Por estar diretamente relacionada à consistência do concreto, a trabalhabilidade também é indicada por meio do Slump Test. Quanto mais pronunciada for a diferença de altura, maior será a trabalhabilidade.

Para definir a trabalhabilidade, são considerados aspectos como características da obra, finalidade do concreto, processo executivo adotado, métodos de transporte, lançamento e adensamento. Veja dois fatores que interferem diretamente na trabalhabilidade:

Traço do concreto

Trata-se da indicação da quantidade de cada material que formará o concreto. O traço é o fator determinante na trabalhabilidade. Sua definição é realizada levando em consideração a utilização, a aplicação e a resistência de projeto. Por isso, deve ser respeitado à risca.

Uso de aditivos

Existem diversos tipos de aditivos — aceleradores de pega, redutores de água, impermeabilizantes, entre outros — que proporcionam melhora nas propriedades do concreto ou agregam características especiais como trabalhabilidade e resistência. Por meio do uso dessas substâncias, pode-se conseguir concretos com excelente trabalhabilidade sem que ocorra a redução de resistência ou de outras propriedades.

Portanto, para obter uma estrutura de qualidade e durável, atente sempre à consistência do concreto, utilizando produtos compatíveis, nas dosagens corretas, e aditivos que facilitem a execução do trabalho sem reduzir propriedades importantes. Além disso, não deixe de realizar o Slump Test para se certificar de que o material está de acordo com as suas necessidades e não atrasar o andamento da obra.

Gostou de saber mais sobre consistência do concreto, trabalhabilidade e demais propriedades importantes? Então, assine nossa newsletter para receber outros artigos como este!