Você conhece a fundação em estaca escavada? Sabe quando deve ser utilizada e quando não é apropriada? Conhece sua classificação ou o método de execução? Sabe quais as recomendações normativas relacionadas à verificação de qualidade, desaprumo e excentricidade?

A estaca escavada é um tipo de fundação profunda moldada in loco muito comum em obras, sendo geralmente executadas por trado mecânico. A primeira referência ao estaqueamento é datada de 4 a.C., mas o desenvolvimento das estacas escavadas ocorreu durante o período pós-guerra, sabia disso?

Se você tem dúvidas sobre esse tipo de fundação, continue a leitura.

O que é estaca escavada trado?

A estaca escavada do tipo trado consiste em estacas cuja metodologia executiva não inclui a utilização de fluidos de estabilização ou lama bentonítica. Esse é um tipo de fundação que transmite a carga da edificação ao terreno por meio da resistência de ponta — realizada pela base ou por meio da resistência de fuste, pela superfície lateral ou por meio da combinação de ambas as resistências.

Perfuratrizes para estacas escavadas no patio da APL Engenharia

Além disso, é denominada fundação profunda, devendo ter uma base superior ao dobro da menor dimensão em planta, cuja profundidade mínima é de 3 m. Caracteriza-se também como estaca moldada in loco.

Como funciona?

A sua execução inicia-se pela perfuração do solo, no local previsto em projeto, por meio de um trado mecânico. Entretanto, existe uma exceção, pois a estaca broca é geralmente executada por meio de perfuração com trado manual.

É importante ressaltar que em caso algum há emprego de revestimento ou fluido estabilizante. A profundidade das estacas escavadas é limitada ao nível do lençol freático, uma vez que não o ultrapassam.

Após a escavação, são preenchidas com argamassa ou concreto e podem receber armação. No caso das estacas que são solicitadas a cargas de tensão ou compressão que se limitam a 5 ou 6 mPa, podem ser executadas em concreto não armado. Entretanto, isso não se aplica à armadura mínima de ligação com o bloco. Já as estacas que suportam tensões maiores devem ser armadas impreterivelmente.

Outro fator relevante é que se deve aplicar ao fck do concreto um fator redutor de 0,85, que objetiva proporcionar maior segurança, uma vez que leva em conta a possível diferença entre os resultados obtidos nos ensaios rápidos executados em laboratório quando comparados com a resistência real durante a ação de cargas de longa duração.

Quais os equipamentos utilizados?

As perfuratrizes utilizadas para a perfuração e escavação das estacas são geralmente montadas em caminhões ou esteiras e compostas por uma mesa rotatória. Essa mesa é responsável pela aplicação do torque em uma haste que transfere para o trado a energia apropriada para a escavação do solo.

Existem, também, equipamentos dotados de pull-down. Estes, além do esforço de rotação já citado, também aplicam um avanço hidráulico vertical que facilita a penetração do trado no solo, aumentando a produtividade de forma significativa.

Perfuratriz para estaca escavada em subestação de energia

Contudo, independentemente do tipo de equipamento, a cada comprimento que o trado penetra no terreno, ele deve ser retirado para a realização do basculamento, ou seja, faz-se a retirada de todo o material escavado do trado.

Quais as recomendações normativas para a execução da estaca escavada?

Perfuração

A perfuração é a primeira etapa, e deve ser feita até a profundidade especificada em projeto, por meio do trado curto acoplado a uma haste. Entretanto, é essencial a confirmação das características do solo por meio de uma comparação visual com o solo retirado no ponto de sondagem mais próximo.

Estaca Escavada - Basculamento do trado
Estaca Escavada – Basculamento do trado

Colocação de armadura

Quando as estacas não são sujeitas a flexão ou tração, a armadura é apenas de arranque, não apresentando função estrutural. Por isso, podem ser posicionadas no concreto uma a uma logo após a concretagem, sem a necessidade de colocação de estribos, deixando sempre para fora o arranque que servirá como espera conforme especificado no projeto.

Colocação de armadura em estaca escavada com auxilio de caminhão munk

Já nas estacas que são submetidas a momentos, esforços horizontais e de tração, a armadura a ser colocada deve ser a projetada e colocada antes da concretagem. No caso de tensões médias de até 5 mPa, o comprimento mínimo das armaduras deve ser de 2 m.

Concretagem

A concretagem deve ser feita logo após a perfuração, não devendo ser deixada para outro dia. Essa etapa é realizada por meio de um funil que deve ter comprimento mínimo de 1,5 m, a fim de orientar adequadamente o fluxo do concreto.

Além disso, existem exigências que o concreto utilizado deve satisfazer. O consumo de cimento não pode ser inferior a 300 kg/m³, e o fck deve ser maior que 20 mPa aos 28 dias.

Em relação ao abatimento de tronco de cone — também conhecido como slump —, deve ser de 8 a 12 cm para estacas não armadas e 12 a 14 cm para estacas armadas. Já o diâmetro máximo do agregado deve ser de 19 mm, aconselhando-se o uso da brita 1.

Preparo da cabeça e ligação com blocos de coroamento

Algumas vezes, a estaca pode ficar acima da cota de arrasamento projetada. Quando isso acontecer, deve ser feita a demolição desse trecho e posterior recomposição até a cota, de forma a deixá-la plana e perpendicular ao eixo da estaca. Para a demolição, recomenda-se o uso de ponteiro ou martelos leves.

Quando o topo estiver abaixo da cota de arrasamento prevista, devem ser realizadas emendas, porém elas devem sempre contar com o transpasse da armadura. Ao realizar recomposições, em ambos os casos o material utilizado deve apresentar resistência igual ou superior ao concreto da estaca.

Verificação de qualidade e desempenho das estacas

Não é permitido executar, em um intervalo menor que 12 horas, estacas com espaçamento entre elas menor do que três diâmetros, levando em consideração a estaca de maior diâmetro.

Além disso, no mínimo, uma estaca por obra ou 1% das estacas devem ser expostas abaixo do nível de arrasamento e, quando possível, até o nível de água, possibilitando a verificação de sua integridade e da qualidade do fuste.

Excentricidade e desaprumo

O desvio aceitável entre o eixo da estaca e o ponto onde ocorrerá a resultante das solicitações a serem recebidas, sem que seja exigida qualquer correção adicional, deve ser de até 10% da menor dimensão da estaca, sendo aplicável a estacas de qualquer dimensão.

Já no caso de desaprumo, só há necessidade de medidas corretivas para desvio e verificação de estabilidade e resistência quando o desvio de execução for superior a 1/100 em relação ao que foi definido em projeto.

A estaca escavada  é uma das fundações profundas moldadas in loco mais comuns nas obras e nos diversos tipos de empreendimentos, uma vez que apresenta procedimento relativamente simples e econômico.

Entretanto, mesmo assim existem detalhes que devem ser levados em consideração para que a execução seja feita de forma apropriada e segundo as prescrições normativas, a fim de garantir a segurança e a estabilidade necessárias às edificações.

Se você quer que essa etapa seja realizada da melhor forma possível na sua obra, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.