A NBR 6122:2010 já mudou! Publicamos um novo artigo comentado todas as alterações da nova norma de fundações em sua versão NBR 6122:2019. Consideramos assim este artigo desatualizado. Sugiro a leitura do novo artigo comentado sobre a revisão da norma no link:

https://blog.apl.eng.br/veja-o-que-mudou-na-nbr-6122-2019-norma-de-fundacoes/”

ARTIGO ORIGINAL!

A NBR 6122/2010 é uma norma que dispõe sobre projetos e execução de fundações de todas as estruturas consideradas convencionais da Engenharia Civil. Ela compreende residências, edifícios de uso geral, viadutos, pontes, obras especiais como linhas de transmissão, entre outras.

Essa norma foi criada em 1986 e sua última revisão vigente aconteceu em 2010. Entretanto, está previsto para o ano de 2019 a publicação de uma nova revisão que proporcionará mudanças e alterações importantes.

Se você quer saber o que mudará com a essa nova revisão e como essas mudanças podem afetar a execução de projetos e obras, continue a leitura.

Principais pontos abordados na NBR 6122/2010

A revisão de 2010 promoveu diversas mudanças significativas. Foram introduzidas alterações relacionadas ao projeto, como, por exemplo, a possibilidade de calcular as fundações com coeficiente de segurança parcial ou global.

Além disso, foi apresentado o conceito de região representativa, que permite criar um projeto mais otimizado quando características e informações do subsolo são conhecidas. Também foram determinadas quais situações demandam obrigatoriedade de acompanhamento do comportamento das estruturas.

Processos como monitoramento de recalques, fixação de critérios claros para verificar o desempenho das fundações em estacas, realização de provas de carga e ensaios de carregamento são outros exemplos de aspectos incluídos nessa revisão. A NBR 6122/2010 é dividida em projeto e execução dos vários tipos de fundações existentes.

Importância de uma nova revisão

Os processos de construção civil têm evoluído nos últimos anos, especialmente na construção de fundações. Dessa realidade surge a necessidade de adaptar normas que regem tanto os projetos quanto a execução, uma vez que surgiram novos equipamentos e antigas tecnologias foram aprimoradas.

Esse processo teve início em 2016, quando foi criada uma comissão composta por 50 profissionais da área de Engenharia Civil para revisar de forma abrangente a NBR 6122, tornando-a mais adequada à modernização do mercado da construção.

Em abril de 2018, durante um evento de engenharia, foram abordadas as principais mudanças para a nova revisão, avaliando resultados alcançados na norma atual e quais deles permitiram avanço do conhecimento. Foram discutidos, principalmente, os aspectos relacionados às fundações profundas e aos esforços nas estruturas.

Ainda durante o encontro foram corrigidas terminologias incorretas e ajustadas com demais normas. Após essa etapa, o texto da norma foi encaminhado à ABNT para publicação ainda em 2018.

O que será alterado na NBR 6122

A revisão da NBR 6122 visa torná-la mais atualizada, objetiva, de fácil consulta, facilitando o trabalho dos engenheiros civis. Além de trazer um novo conceito relacionado aos projetos, também agrega maior segurança para e realização das obras.

Melhor definição das cargas

Essa é uma das principais mudanças e é realizada pelos engenheiros estruturais que aprimoraram a forma de verificação de cargas envolvidas nas estruturas como ações do vento e outros fatores.

Correção do dimensionamento de atrito negativo

O atrito negativo ocorre em fundações profundas situadas em solos de baixa resistência. Esse fenômeno sucede quando o terreno está em processo de adensamento, que é provocado por seu peso próprio, sobrecargas aplicadas e lançadas na superfície, rebaixamento do lençol freático, amolgamento da camada mole compressível que ocorre pela execução da fundação em estaca e também relaciona-se com a rigidez das camadas onde a infraestrutura foi executada.

Devido a essa sobrecarga do solo, uma parte que antes atuava como receptor de solicitações provenientes das estacas passam a promover a solicitação adicional que provoca o atrito negativo.

Acréscimo e permissão de uso de novas tecnologias e soluções para projetos de fundações

A construção civil tem evoluído muito e, atualmente, existem diversos equipamentos que auxiliam e tornam a execução das fundações mais ágil e eficaz, fazendo com que o processo construtivo seja mais eficiente. Portanto, acrescentar as novas tecnologias e soluções, é importante para que as tecnologias sejam incluídas no dia a dia.

A permissão de uso de novas tecnologias para execução de estacas que surgirem ao longo do tempo, sempre respeitando os critérios estabelecidos pela norma. Essa medida também recebeu grande destaque, já que os equipamentos são frequentemente criados ou aprimorados.

Especificação do concreto

A especificação do concreto a ser utilizado nas fundações também foi revisada, a fim de torná-la mais apurada e crítica. O concreto deverá ser definido a partir de suas classes, que são: C20, C25, C30, C35, C40, C45 e C50.

Padronização da norma

As simbologias, notações e definições foram padronizadas de acordo com as existentes nas normas de estruturas de concreto armado — NBR 6118 e 14931 —, facilitando o entendimento.

Critérios e especificações

Os critérios de limpeza de ponta de estaca, cálculo da capacidade de estaca escavada e hélice contínua também foram revistos. A especificação do concreto a ser utilizado nas fundações tornou-se ainda mais apurada e crítica. Agora tudo é definido a partir das classes do concreto.

Importância de se atentar às mudanças nas normas que regem as fundações

As alterações realizadas na nova versão da NBR 6122 não foram genéricas, mas, sim, pontuais e bem pensadas, pois visam contribuir para a comunidade técnica, esclarecendo e alterando alguns pontos que despertavam dúvidas durante a execução das diversas etapas da fundação.

As normas técnicas têm força de lei no Brasil, portanto, quando um profissional não as segue, poderá ser penalizado judicialmente. E para evitar penalidades, é essencial ficar atento aos novos detalhes.

A fundação é uma das etapas mais importantes em uma obra, pois toda a estrutura, vedações e demais elementos terão suas cargas distribuídas e sustentadas por elas. Caso sejam dimensionadas incorretamente, o empreendimento pode vir a ruína, apresentar manifestações patológicas e até necessitar de intervenções mais severas e dispendiosas.

Para evitar qualquer problema do tipo, o engenheiro e demais profissionais envolvidos na execução da infraestrutura (fundação) devem conhecer todos os novos critérios, especificações, formas de cálculo, responsabilidades e direitos.

Viu como conhecer e entender uma norma técnica é algo importante, que demanda esforço e comprometimento por parte dos profissionais de construção civil? Lembre-se de que se você atua com fundações, fique atento a nova revisão da NBR 6122/2010, pois ela proporciona mudanças importantes na elaboração de projetos e execução de fundações nas obras.

Entendeu quais os principais aspectos que foram modificados nessa nova revisão? Então, aproveite a visita ao blog para deixar o seu comentário. Conte qual mudança na NBR 6122 mais o agradou e se existe alguma alteração que, em sua opinião, deveria ter acontecido.