Você já ouviu falar sobre concreto magro? Existem diversas opções de concreto que são determinadas tanto pela composição (tipo de cimento, agregados e aditivos) quanto pela proporção da mistura, também conhecida como traço.

O concreto magro é um dos tipos de concreto mais simples e fluidos, não apresentando função estrutural por ter menor quantidade de cimento. Neste artigo, você vai entender melhor suas características, aplicações, vantagens e desvantagens. Continue a leitura.

O que é concreto magro?

Como adiantamos no início do artigo, o concreto magro não apresenta função estrutural. Por isso, é muito utilizado para realizar regularizações ou proteger mecanicamente determinada superfície.

O traço do concreto magro apresenta menor teor de cimento e maior teor de agregados quando comparado com os demais tipos de concreto. Como a quantidade de água é proporcional à quantidade de cimento, o concreto magro também apresenta menor proporção de água.

Como o cimento é a matéria-prima mais cara, o concreto magro se torna mais econômico que os demais. Contudo, deve ser utilizado apenas quando não houver necessidade de elevada resistência ou impermeabilidade.

Como é feita a proporção do concreto magro?

O concreto magro é composto por cimento, areia, brita e água, em variadas proporções como 1:8:11, 1:5:5 ou 1:4:8. Para cada saco de cimento, deve-se acrescentar 60 litros ou 2 padiolas de água.

A mistura pode ser preparada manualmente ou mecanicamente e apresenta resistência característica de aproximadamente 90 kgf/cm². A resistência à compressão é de aproximadamente 5 a 15 MPa.

Quando é ideal usar esse tipo de concreto?

O concreto magro é muito empregado durante a a execução de fundações diretas como radier, sapatas e outras, como forma de regularizar e homogenizar a superfície do terreno, tornando-a uniforme e impedindo que a fundação tenha contato direto com o solo.

Dessa forma, evita que agentes químicos (como sulfatos) e a umidade danifiquem ou enfraqueçam o concreto da fundação, impedindo que a resistência planejada seja alcançada.

Quando é utilizado para a regularização, demanda que a escavação seja feita dentro do nivelamento correto e que o lastro de concreto magro tenha uma espessura mínima de 5 centímetros. Após essa etapa a fundação pode ser executada normalmente, conforme o projeto.

Além da regularização, também é muito utilizado para o preenchimento — uma vez que apresenta custo inferior quando comparado aos demais concretos — e para a proteção mecânica, seja envolvendo tubulações, instalações, mantas de impermeabilização, contrapisos etc.

Quais são as principais vantagens do concreto magro?

Quando usado apropriadamente e nas aplicações adequadas, o concreto magro proporciona diversas vantagens.

Menor consumo de cimento

A redução do consumo de cimento tem diversos impactos no concreto, que vão desde a ordem econômica, passando pela resistência até chegar na questão de sustentabilidade. Além disso, interfere na trabalhabilidade, elevando-a.

A produção do cimento é um processo que causa impactos tanto ambientais quanto sociais porque colabora para a contaminação da água, do solo, do ar e gera gases que contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global.

Inclusive, as pessoas que moram perto das fábricas de cimento são muito afetadas pela contaminação do ar, assim como os trabalhadores envolvidos na fabricação. Portanto, a redução do consumo de cimento no concreto magro é positiva por reduzir a utilização de um material cuja fabricação gera impactos significativos.

Menor consumo de água

Na fabricação de todo concreto, além da definição do traço, é necessário determinar o fator água/cimento — que deve ser respeitado e seguido à risca, a fim de que a resistência projetada seja alcançada. Quanto maior a quantidade de cimento no concreto, maior será a quantidade necessária de água.

Dessa forma, por apresentar menor consumo de cimento, o concreto magro consequentemente apresenta redução no consumo de água, o que é muito importante para o meio ambiente.

Maior economia

O custo do cimento no concreto é um dos mais impactantes. Portanto, quanto menor o consumo de cimento em um concreto, mais barato ele será — caso não sejam acrescentadas grandes quantidades de aditivos.

Assim, por apresentar menor quantidade de cimento, o concreto magro apresenta menor custo. Isso proporciona significativa economia ao preencher a base de fundações e de contrapisos ou ao ser utilizado em regularizações, proteções mecânicas e diversas outras aplicações.

Quais são as principais desvantagens?

As desvantagens do concreto magro são colhidas quando o material não é corretamente empregado, uma vez que atende de forma qualificada às aplicações citadas.

Porém, com o consumo de cimento e a não utilização de aditivos, algumas propriedades do concreto são perdidas ou reduzidas, como a resistência e a durabilidade

Menor resistência

A redução do cimento no traço do concreto magro proporciona uma menor resistência que os demais tipos de concreto, impossibilitando seu uso para fins estruturais ou quando é demandada uma resistência à compressão superior.

Por isso, sua aplicação é restringida a preenchimentos em geral, proteções mecânicas e regularizações — desde que não haja tráfego significativo ou exposição que gere desgaste.

Menor proteção contra infiltração

O concreto magro, assim como os demais tipos de concreto, apresenta um determinado grau de porosidade que facilita a ocorrência de infiltrações — principalmente quando a execução não é realizada de forma cautelosa ou quando não há presença de aditivos apropriados.

Como o concreto magro apresenta menor teor de cimento e maior quantidade de agregados miúdos e graúdos, além de não conter aditivos, ele é mais poroso que os demais tipos, oferecendo menor resistência à entrada de água.

O concreto magro é muito presente em diversos projetos na construção civil e proporciona maior economia, tanto de materiais quanto no valor final da obra, uma vez que o custo com cimento é extremamente impactante no orçamento.

Além disso, o concreto magro é interessante do ponto de vista ecológico. Isso porque a redução do consumo do cimento é benéfica para diminuir a emissão de gases como CO2 e a poluição do ar, do solo e da água.

Quando aplicado corretamente, o concreto magro proporciona diversas vantagens e praticidade ao canteiro de obras, sendo um grande aliado para a construção civil.

Viu como o concreto magro é importante em uma obra? Quer conhecer as demais opções e suas aplicações? Então, aproveite a visita ao blog e leia o post sobre os 9 principais tipos de concreto existentes no mercado.