O cimento é utilizado em construção há muitos séculos e está presente em obras como Panteão, Coliseu e Basílica de Constantino. Contudo, ele consistia em uma mistura de cal e cinzas vulcânicas, diferentemente da composição atual — o cimento Portland, a base principal de todos os tipos de concreto.

O concreto consiste na mistura de cimento, água, agregados miúdos e graúdos, e, em alguns casos, aditivos. Quando são colocadas ferragens, passa a denominar-se concreto armado, e daí originou-se a grande maioria dos tipos de concreto. Por isso, é possível encontrar concreto em fundações de plataformas petrolíferas em oceanos, enterrado a centenas de metros abaixo da terra, em túneis, minas, pontes e arranha-céus.

Neste artigo, você vai conhecer quais são os principais tipos de concreto existentes e suas aplicações. Continue a leitura!

Evolução do concreto

No ano de 1888 foi instalada a primeira fábrica de cimento no Brasil, qual operou até 1904. Na década de 1970, a mistura do concreto passou a ser mais bem controlada com a introdução do concreto usinado. Já na década de 1980 ocorreu a introdução do concreto reforçado com fibras e dos concretos de alta resistência por meio do acréscimo de aditivos.

O concreto evoluiu muito, o que permitiu seu uso em diversos campos e a criação de diferentes tipos que se adaptam aos desafios e ambientes. Para atingir essa elevada variedade é utilizada enorme gama de cimentos, agregados, aditivos e formas de aplicação.

Atualmente, alguns grandes desafios vivenciados pela indústria do concreto são aumentar a durabilidade das estruturas, elevar a qualidade do concreto, recuperar estruturas danificadas, entre outras. Para isso, é imprescindível entender de forma aprofundada o complexo mecanismo químico e mecânico dos cimentos e concretos, possibilitando a melhoria dos métodos tradicionais e a criação de novos tipos de concreto.

Principais tipos de concreto

O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Portanto, existem diferentes tipos, com propriedades diversas, para variadas finalidades. A escolha do concreto apropriado para cara obra deve passar pela análise de fatores como custo, disponibilidade na região, produtividade, existência de mão de obra treinada, entre outros.

A seguir, os principais tipos de concreto e suas características.

1. Concreto convencional

Foi o primeiro tipo de concreto a surgir. Ele consiste na mistura de cimento, água, agregados graúdos e miúdos, demandando o uso de vibradores e adensadores para que sua execução seja correta. Esse tipo de concreto apresenta menor trabalhabilidade e consistência mais seca porque não conta com aditivos.

Não deve ser lançado por meio de bombas, mas com o auxílio de carrinhos de mão, gruas e demais meios de transporte manuais. Apresenta resistência à compressão e, por não apresentar aço, a resistência à flexão é baixa. A resistência desse concreto varia de 5 em 5 Mpa, começando em 10 e terminando em 40 Mpa. Já o slump apresenta variação de 40 a 70 mm.

2. Concreto armado

Essa é a variação de concreto mais comum nas obras atuais, pois é a união do concreto com as barras de aço, unindo a resistência à compressão com a resistência à tração. Por esse motivo, é possível reduzir as dimensões das estruturas, melhorando a relação custo-benefício.

Pode ser usinado ou feito na própria obra. Como derivou do concreto convencional, também não apresenta aditivos em sua composição. Apresenta resistências e slumps similares ao concreto convencional.

3. Concreto usinado ou dosado em central

É o concreto produzido em concreteira e, por isso, apresenta elevado controle tecnológico de qualidade por meio de rigorosa pesagem dos materiais constituintes e tempo de mistura. Por meio desse processo, o cliente pode especificar o tipo de concreto desejado — maior ou menor tempo de pega, maior trabalhabilidade, elevada resistência etc. Além disso, existe garantia quanto à obtenção da resistência solicitada.

4. Concreto protendido

Quando o sistema é submetido a elevados esforços de flexão, grandes vãos livres, reforços estruturais e construção ou reforma de ambientes agressivos, como fábricas e indústrias, é indicado o uso da protensão. Essa técnica consiste na colocação de cabos de aço com elevada resistência que podem ser tracionados antes ou após a concretagem, tornando a estrutura resistente às cargas previstas.

5. Concreto autoadensável

Esse concreto é utilizado quando se necessita de alta fluidez sem que ocorra exsudação e segregação. O concreto autoadensável elimina a necessidade de vibradores e adensadores, pois apresenta slump superior a 200 mm. Contudo, esse concreto apresenta elevado custo, sendo necessário um estudo para verificar a viabilidade em cada empreendimento.

6. Concreto de alta resistência

Esse concreto apresenta resistência superior à dos concretos convencionais. Dependendo da necessidade do cliente, essa elevada resistência pode ser apresentada já nas primeiras horas ou em 28 dias.

Quanto mais alta a resistência, menor é a dimensão máxima do agregado graúdo, pois a redução dessa dimensão proporciona fortalecimento na área de contato entre a pasta de cimento e o agregado, resultando na elevação da resistência.

Devido ao maior consumo de cimento, esse concreto apresenta grande tendência a retração. Entretanto, essa característica pode ser reduzida por meio da adição de pozolana ou aditivos. É utilizado, principalmente, em fundações, estruturas em edifícios de muitos pavimentos e edificações de concreto moldado in loco.

7. Concreto rolado

Empregado, principalmente, como sub-base em pavimentações, barragens e pisos de estacionamento. Os materiais que o compõem são semelhantes aos do concreto convencional, porém com menor consumo de cimento e trabalhabilidade, sendo por isso aplicados por meio da compactação com rolos compressores.

8. Concreto leve

Esse tipo de concreto apresenta menor massa específica por ser composto por agregados leves. É utilizado sempre que for necessária ou desejada a redução de peso estrutural. Mesmo apresentando menor massa específica, sua resistência não é reduzida. Geralmente, é aplicado em estruturas pré-fabricadas e estruturas pré-moldadas.

9. Concreto celular

É um tipo de concreto que apresenta massa específica entre 300 kg/m³ e 1.850 kg/m³. A diferença do concreto celular é que, em vez da utilização de agregados de menor massa específica, é utilizada uma espuma especial. Geralmente, é aplicado em paredes, divisórias, painéis pré-moldados e pré-fabricações, pisos, entre outras.

Atualmente, existem diversos tipos de cimento. São eles: comum, composto, de alto forno, pozolânico, branco, o que apresenta alta resistência inicial, o que é resistente a sulfatos e o que apresenta baixo calor de hidratação. Além disso, também existem diversos tipos de agregados, podendo ser naturais ou sintéticos, e aditivos, como os incorporadores de ar, plastificantes, superplastificantes, aceleradores ou retardadores de pega, entre outros.

Dessa forma, é possível obter diversos tipos de concreto, apropriados às mais distintas necessidades e objetivos. Neste artigo você conheceu os nove tipos de concreto mais comuns na construção civil, porém existem inúmeras outras possibilidades quando levados em consideração os tipos de cimento, agregados e aditivos.

Se este artigo ajudou você de alguma forma, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!