Na hora de comprar o concreto ideal para a sua obra, podem surgir algumas dúvidas que vão fazer toda a diferença para o aproveitamento dos materiais e para o seu resultado final de sua obra. 

Existem vários tipos de concreto, e eles se diferem pela sua composição e também por siglas muito utilizadas na engenharia civil: o Fck do concreto e o MPA.

Essas siglas podem parecer não dizer muito, mas saber o Fck do concreto faz toda a diferença na hora de comprar o concreto usinado e usá-lo na construção de sua obra de forma segura, eficaz e sem complicações.

Quer saber o que é o Fck do concreto e o porque da importância dele para a sua obra? É só continuar a leitura.

O FCK e o MPA do seu concreto

Primeiramente, o FCK do concreto é uma sigla que em inglês que significa Feature Compression Know ou em tradução livre: resistência característica do concreto à compressão.

Então vamos lá: Durante o cálculo estrutural para a execução de uma estrutura, seja ela uma laje, pilar, um muro ou qualquer outra, exige-se que o engenheiro responsável tenha algumas variáveis em mãos para a correta elaboração de um projeto. Uma dessas variáveis é o Fck do concreto. Ou seja a definição de quão resistente o concreto da obra tem de ser.

O Fck do concreto é a sua resistência característica à compressão, e a unidade de medida usada para definir os seus valores é o Mega Pascal, abreviado para MPa.

Então, é necessário fazer uma pequena observação para fins de segmentação antes que possamos prosseguir com a discussão. O Fck do concreto é o conceito, o número que indica a sua resistência característica à compressão e que é utilizado nos cálculos estruturais. O MPa é a unidade de medida usada para exprimir os valores do FCK.

Em todo e qualquer projeto estrutural é obrigatória a indicação do Fck do concreto e ele deve ser informado à concreteira para orçamento, produção e fornecimento do tipo correto do concreto.

Além do FCK, que é a classe de resistência do concreto, deve-se também informar a classe de consistência ou o abatimento do concreto. Essa propriedade esta diretamente ligada a trabalhabilidade do concreto. Fique tranquilo, as classes de consistência serão em breve tema de um novo artigo.

Como é definido o FCK (resistência) do concreto?

O Fck do concreto é obtido através de um cálculo relativamente simples, normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

O método de obtenção da resistência do concreto é normatizado para garantir que o concreto seja produzido corretamente pelas empresas produtoras de concreto usinado e pelas as empresas que produzem concreto para outras aplicações, como tubos pré moldados, artefatos de cimento, etc.

Para se inciar o teste de resistência, primeiro, é necessário moldar corpos de prova com amostra do concreto produzido, desformá-los após 24 horas e deixá-los em cura por 28 dias.

Formas para moldagem de concreto
Formas para moldagem de concreto

Nesta idade, retirá-los da cura, secá-los e retificá-los para retirada de imperfeições ou rugosidades em suas faces inferior e superior. Após essas etapas, colocar os corpos de prova numa prensa e aplicar uma carga gradualmente sobre eles, até rompê-los.

Tanques de cura de corpo de prova de concreto
Tanques de cura de corpo de prova de concreto

Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Fck do concreto em MPa.

Nos aqui na APL Engenharia, realizamos centenas de testes e cálculos como esse diariamente. E, temos uma produção de concreto automatizada e controlada por computado de forma a garantir a qualidade do concreto fornecido em sua obra.

Entender os conceitos do FCK e da resistência do concreto é muito importante para os encarregados, mestres de obra e principalmente para os engenheiros responsáveis técnicos que precisam constantemente comprovar que resistência à compressão do concreto usado na obra é a correta e em acordo com o especificado no projeto estrutural. Essa conferência e certeza esta diretamente ligados com a durabilidade e a segurança da estrutura.

A importância de se conhecer a resistência (FCK) do Concreto

Primeiramente, há a questão do cálculo estrutural e segurança de sua obra. É fundamental que o concreto utilizado em sua obra atinja a resistência estipulada em projeto.

Você precisa saber qual é o Fck do concreto nesses casos porque a estrutura está sempre submetida a um carregamento, um peso. E, pode não suportá-lo com um Fck mais baixo do que o recomendado pelo seu engenheiro calculista nas especificações de projeto.

O teste de resistência onde será obtido o FCK do concreto é a comprovação que suas estruturas em concreto irão suportar o peso de sua construção.

Relatório técnico de resistência de concreto usinado
Relatório técnico de resistência de concreto usinado

A sua estrutura de concreto sofre de certa forma as mesmas solicitações que um corpo de prova de concreto quando é colocado em uma prensa onde é aplicada um carga gradualmente. Embora o prédio não esteja em uma prensa; a própria gravidade, o movimento das pessoas no seu interior e peso dos móveis contribuem para que ele esteja constantemente sofrendo pressões. Se o Fck do concreto não for o correto, a estrutura irá eventualmente apresentar trincas ou fissuras e até poderá ruir.

Os engenheiros, especificam e utilizam o Fck do concreto para o cálculo estrutural, mas também precisam executar os ensaios previstos nas Normas Técnicas para testar a procedência do concreto usinado usado na obra.

Concreto APL Engenharia

Aqui na APL estamos preparados para produzir concreto com a mais alta qualidade. Nossa usina de concreto é computadorizada. Garantindo que toda produção é constante e sem desvio de qualidade.

Além disso, nossas balanças e calibrações são certificadas e acreditadas pelo Inmetro. O que garante a você a qualidade e a quantidade do material que será entregue em sua obra.

Possuímos 31 tanques de cura de corpos de prova de concreto. Um para cada dia do mês. Dessa forma não há manuseio excessivo das provas que serão testadas ao fim dos 28 dias de cura o que garante um resultado mais preciso para o FCK do concreto.

Nossos técnicos e laboratório estão de portas abertas aos clientes para conhecer a qualidade e durabilidade do concreto fornecido pela APL Engenharia. Venha nos conhecer.