Primeiramente, antes de entrarmos na questão técnica é importante falarmos um pouco da questão burocrática.
Digo isso porque em 7 de dezembro de 1977, o presidente da república em exercício, Ernesto Geisel sancionou a Lei 6.496. Esta Lei, institui a “Anotação de Responsabilidade Técnica” na prestação de serviços de engenharia, de arquitetura e agronomia; autoriza a criação, pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, de uma Mútua de Assistência Profissional; e dá outras providências.
Em seu artigo primeiro esta Lei estipula: Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à “Anotação de Responsabilidade Técnica”
Já o Conselho Federal de Engenharia, CONFEA, resolve e faz saber que A ART é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.
Por que dessas informações? Porque uma obra, por mais simples que possa parecer, como a concretagem de uma laje ainda é uma obra de engenharia e esta sujeita a legislação vigente no país. E, portanto, necessita para a sua execução de um responsável técnico pela obra e pelo projeto a ser executado.
Embora pareça corriqueiro, os trabalhos de engenharia são todos normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e o desempenho estrutural e garantia de sua obra depende da obediência as exigências normativas.
Concreto e Concreto Usinado
Segundo a NBR 7212 da ABNT o concreto usinado é aquele concreto dosado, misturado em equipamento estacionário ou em caminhão betoneira, transportado por caminhão betoneira ou outro tipo de equipamento, dotado ou não de agitação, para entrega antes do início de pega do concreto em local e tempo determinados, para que se processem as operações subsequentes a entrega, necessárias a obtenção de um concreto endurecido com as propriedades pretendidas.
O concreto fornecido pela APL é dosado e controlado por computador e tem suas aferições e calibrações da central certificados pelo Inmetro. Pode conhecer um pouco mais sobre esse nosso trabalho clicando aqui.
Sem a interferência humana no processo produtivo os erros são mínimos. Assim a APL Engenharia garante a qualidade, resistência e quantidade do concreto usinado fornecido a seus clientes. Lembrando que nossos equipamentos são aferidos e com certificação do Inmetro.
A execução da laje de concreto
Uma laje em engenharia civil é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as ações e esforços que nela chegam para as vigas que a sustentam, e destas para os pilares.
As lajes também são elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões. Outra característica que diferencia as lajes de outros elementos estruturais planos é que o carregamento que nela atua é perpendicular.
Normalmente configura-se por uma lâmina horizontal, e seu material mais comum é o concreto armado. Por motivos de ordem econômica, é frequente o recurso a soluções com vigotas pré moldadas, preenchidas com isopor ou em materiais cerâmicos.
A execução das lajes devem seguir as seguintes etapas e verificações:
Preparação das formas da laje
O processo de preparação das formas envolve alguns cuidados especiais, um deles é o nivelamento, as estruturas de concreto em geral, salvo em caso de peças pré-moldadas, são construídas no local da obra e isso exige muita atenção quanto as suas dimensões e alinhamento dos elementos estruturais, depois de preencher o elemento com concreto usinado não será mais possível alterar sua posição, por isso, é preciso garantir que tudo esteja em seu devido lugar, do contrário, surgirão problemas que acompanharão a edificação por toda sua vida útil.
O alinhamento pode ser feito por meio de ferramentas comuns no dia a dia do canteiro de obras como por exemplo, prumo, nível de mão ou nível a laser, para cada tipo de elemento deve-se dar atenção especial ao uso correto destas ferramentas, por exemplo, os pilares são elementos verticais e portanto devem estar alinhados nos dois planos verticais simultaneamente, as vigas e lajes, por sua vez, são elementos que precisam estar alinhados horizontalmente.
Escoramento da Laje
Outro cuidado importante é no escoramento das formas, o peso do concreto deve ser considerado na hora de dimensionar o espaçamento entre as escoras para evitar o surgimento de ondulações na forma, prejudicando assim as dimensões do elemento de concreto, principalmente no escoramento das lajes onde o peso da estrutura de concreto é elevado.
Limpeza das formas
Antes da aplicação do concreto, é preciso garantir que as formas estejam completamente limpas e úmidas, desta forma, evita-se que impurezas se misturem ao concreto gerando pontos de fragilidade, onde poderá ocorrer o surgimento de patologias com o passar dos anos, isso pode ser feito fazendo uma inspeção manual com a intenção de se retirar resíduos de grandes dimensões, também é possível utilizar uma lavadora de pressão para retirar o pó e resíduos menores.
Concretagem e a compra do concreto usinado
As características do concreto também são fatores relevantes para a concretagem, ao comprar concreto usinado o consumidor pode especificar algumas propriedades do material que vão influenciar durante o preenchimento das formas como por exemplo a fluidez, a dimensão dos agregados e a resistência (que influencia no peso específico do concreto).
É importante ter ciência que a concreteira irá fornecer e garantir a qualidade do concreto adquirido. Mas a responsabilidade sobre a escolha do tipo do concreto, sua classe resistência e de consistência são do Responsável Técnico da obra.
Para evitar problemas com o preenchimento das formas é necessário prever as características do concreto a ser comprado antes de se preparar as formas e a armadura do elemento estrutural, isso garante que não vai haver problemas entre o diâmetro dos agregados maiores (brita) e o espaçamento entre os estribos da armadura por exemplo.
Lançamento ou bombeamento do concreto
Mais uma vez, é importante lembrar que o bombeamento não é a execução da concretagem. O lançamento do concreto através de bombas sejam do tipo lança ou estacionárias é simplesmente o lançamento do concreto de forma mecânica em um ponto especifico da obra. Os detalhes de espessura da capa de concreto, recobrimento da armadura e demais exigências de projeto são de responsabilidade do engenheiro da obra.
Antes de despejar o concreto nas formas é sensato realizar a conferencia das formas e armaduras, isso pode ser feito por um profissional habilitado, a ideia é evitar que o preenchimento das formas com concreto seja interrompido.
Adensamento do concreto
O adensamento é a etapa que vem logo em sequência ao preenchimento das formas com concreto, assim que o concreto é despejado ficam espaços preenchidos com ar dentro do material, isso prejudica a durabilidade do concreto e favorece o surgimento de patologias. Para evitar que isso ocorra é necessário adensar o concreto, isso pode ser feito por meio de vibradores mecânicos, desta forma, o ar sai da mistura e o material se torna mais denso e homogêneo.
Um cuidado importante na etapa de adensamento é evitar que o vibrador fique muito tempo dentro do concreto, isso pode levar a segregação do agregado graúdo, fazendo com que a brita se deposite ao fundo da forma e a pasta de cimento com água fique acima, e isso é extremamente prejudicial para as propriedades do elemento estrutural. A forma de evitar este problema é posicionar o equipamento ao fundo da forma e realizar a vibração de baixo para cima de forma graduada até sair da massa de concreto.
Cura do concreto
Já abordamos a cura do concreto de forma mais detalhada em outro artigo. Mas, de maneira resumida:
Quanto a cura, os cuidados necessários para garantir que a concretagem seja um sucesso estão relacionados ao ganho de resistência e a retração.
Para que seja possível retirar as formas do elemento estrutural é necessário que este já tenha adquirido resistência suficiente para suportar o próprio peso sem romper ou se deformar, isso é possível ao se realizar a cura corretamente, na maioria dos casos, se a cura for bem feita, o elemento pode ser desenformado após 7 dias, em outras situações, como em lajes com vãos grandes, é usual estender esse período de tempo, a princípio não há uma regra, o engenheiro responsável deve realizar os cálculos e verificar quando o elemento terá resistência suficiente para suportar o próprio peso.
Por conta da retração do concreto, surgem esforços de tração no interior do elemento que podem favorecer o surgimento de fissuras indesejadas, para evitar que isso ocorra, a cura deve ser feita corretamente, com atenção especial aos primeiros 7 dias onde o calor de hidratação tende a ser mais intenso e, consequentemente, a perda de água ocorre mais rapidamente. Outra forma de evitar o problema é adicionando-se fibras de aço ao concreto, dando ao material maior resistência aos esforços de tração.
Se tudo ocorreu bem, após o fim do período de cura, quando o elemento já tiver obtido resistência adequada, retira-se as formas, finalizando assim a etapa de concretagem.
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APL Engenharia
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