Você sabia que, mesmo antes de começar uma obra, é possível saber a quantidade de concreto que vai ser utilizada? Ao comprar a quantidade de concreto correta, você evita gastos desnecessários e sobra de materiais. O melhor de tudo: o cálculo de volume de concreto é bem fácil de fazer.

O mais importante é se atentar aos detalhes, já que os volumes planos e cilíndricos têm formas diferentes de serem calculados. Neste artigo, vamos ensinar como fazer o cálculo de volume de concreto para essas geometrias e, também, ensinar detalhadamente a forma correta de fazer o cálculo para uma laje maciça.

O cálculo de volume de concreto é feito em metros cúbicos (m³), e pode ser usado na construção de fundações, pilares, cintas, vigas e lajes.

A fórmula básica é a seguinte: V = L x C x H, sendo V = volume, L = largura, C= comprimento e H = altura. Porém, é preciso se atentar a algumas diferenças na hora de fazer essa conta para volumes planos (quadrados) ou cilíndricos (circulares).

Volumes Planos

Quando se trata do cálculo de volumes planos em m³, se usa a largura multiplicada pelo comprimento e altura.

Por exemplo: se a laje a ser construída tiver 12 m de largura, 10 m de comprimento e 10 cm de altura, a conta fica da seguinte forma:

V = 12,00 m (largura) x 10,00 m (comprimento) x 0,10 m (altura) = 12 m³

Pilar de Concreto
Pilar de Concreto

Volumes Cilindricos

Este é o caso dos pilares circulares e estacas de fundações. A fórmula para o cálculo de volume do concreto tem algumas alterações.

Ela passa a ser V = Pi x R² x H, sendo V = volume, Pi = 3,1416, R² = raio ao quadrado e H = altura.

No caso de uma estaca escavada com 50 cm de diâmetro e 10 m de profundidade (que é a altura, nesse caso), fazemos o cálculo da seguinte forma:

V = 3,1416 x 0,25 m (x2) x 10,00 m = 1,96 m³

É importante lembrar que durante o processo executivo das estacas escavadas, são realizadas sucessivas manobras de escavação com o trado mecânico. Essa sucessão de manobras aumentam a seção do fuste da estaca. Essas variações podem chegar a 10% da seção da estaca.

Lançamento de concreto em estacas escavadas com expander body

Como transformar essas informações no calculo de sua laje

Vamos usar como exemplo o cálculo de volume de concreto de uma laje maciça que terá as vigas concretadas junto com as lajes.

Temos então uma laje simples, quadrada, com 5 m em cada lado. Ela terá 12 cm de espessura e quatro vigas de concreto com largura de 20 cm e altura de 50 cm.

Calculando o volume de concreto do recobrimento da laje maciça (pano da laje)

Antes de qualquer coisa, é preciso fazer o cálculo de volume de concreto da laje. Para isso, você pode usar uma fórmula de volume para objetos prismáticos, que é

V = A x E, sendo V = Volume, A = Área da laje e E = Espessura da laje em m³.

A = C (comprimento) x L (largura)

No exemplo citado, a área da laje é calculada:

A = 5,0 m (comprimento) x 5,0 m (largura) = 25 m².

O volume então é:

V = A x E

A espessura de nossa laje foi definida em 12 cm ou 0,12 m.

Para calcular o volume de concreto, multiplica-se;

V = 25,0 m² (área da laje) x 0,12 m (os 12 cm de espessura) = 3,0 m³

Assim, descobrimos que o volume necessário para concretar o recobrimento da laje será 3 m³.

Aqui temos também um grande detalhe executivo. Em nosso cálculo esta sendo considerado uma espessura uniforme e constante de 12 cm. Essa precisão quase nunca se reflete no canteiro de obras. Então, é importante prever uma variação dessa espessura no momento em que for “puxar” a sua laje.

Calculando o volume de concreto das vigas

Atenção extra nesse momento. É muito comum na hora de se calcular o volume de concreto da laje, se esquecer das vigas. E é nessa hora que falta concreto para terminar a sua concretagem.

Isso ocorre porque as vigas que irão sustentar a laje são preenchidas primeiro por estarem em uma posição inferior. Então atenção. Não se esqueça de contar as suas vigas antes de calcular o volume de sua laje.

Após saber o volume de concreto da laje, é preciso calcular o volume de concreto para as vigas. Para isso, é feito um processo bem parecido com o da laje, mas existe um fator que precisa ser levado em consideração: dos 50 cm das vigas, 12 cm já foram considerados no volume de concreto da laje.

Então, para calcular a área transversal da viga, deve ser feito:

A = 0,20 m (largura) x (0,50 – 0,12) (altura) = 0,076 m² de área de seção transversal.

Volume = (área da seção das vigas) m² x (comprimento das vigas) m = m³

Lembrando que são 4 vigas de 5,0 m cada uma, temos um comprimento total de 20,0 m.

Volume = 0,076 m² x 20,0 m = 1,52 m³

Somando o volume de concreto total

A terceira coisa a se fazer é somar os volumes calculados anteriormente usando a fórmula:

Volume Total = volume de concreto da laje + volume de concreto das vigas. No caso do exemplo, ficará assim:

Volume Total = 3,00 m³ + 1,52 m³ = 4,52 m³

Feito isso, você saberá a quantidade de concreto necessária para a cobertura da garagem. Mas, antes de comprar o material, ainda tem mais um importante passo que deve ser feito.

Concreto com bomba lança
Concreto com bomba lança

Considerando as perdas

Se você comprar apenas a quantidade exata de concreto para laje, pode ser que falte material. Isso porque durante o processo de concretagem, há uma perda. Esse não é um problema, pelo contrário, é algo comum a todas as obras e que você deve sempre considerar na hora de decidir a quantidade de material que irá comprar.

Normalmente, essa perda fica em torno de 5%, mas, caso haja condições que dificultem a concretagem, pode ser ainda maior. Então, o volume de concreto necessário será (Volume de Concreto) x (1,00 + Coeficiente de Perda).

No nosso exemplo, o Volume Final vai ficar o seguinte: (1,00 + 0,05) x 4,52 m³ = 4,75 m³.

No caso dos concretos bombeados há ainda outra consideração a ser feita. O volume que fica retida no cocho da bomba de concreto e nas suas tubulações. Nos cochos da maioria das bombas temos um volume aproximado de 0,5 m³. Esse volume embora esteja disponível no cocho ele não consegue ser bombeado.

Isso ocorre porque a ausência de fluxo de concreto na bomba impede a distribuição desse concreto. Não deixe de considerar essa perda aproxima de 0,5 m³ em seus calculos de volume.

Lembre-se também que quanto mais alto estiver o seu pavimento, maior será a perda nas tubulações montadas para bombear o concreto.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que possa te ajudar em seus cálculos de volume de concreto. E, se precisar de concreto usinado em Montes Claros MG, estamos disponíveis para realizar o seu orçamento.