Executar uma boa obra é um dos principais objetivos dos engenheiros. Para que isso aconteça, é essencial saber dialogar com fornecedores, entender as necessidades do cliente e, principalmente, conhecer a influência do meio ambiente na durabilidade do concreto.

Esse último fator afeta a vida útil da estrutura construída e, por isso, merece toda a atenção para garantir o máximo de qualidade nos projetos.

Como cada edificação tem características únicas, é preciso analisar todos os fatores antes de tomar qualquer decisão. Os cuidados durante a construção de um prédio em uma cidade litorânea, por exemplo, são diferentes dos exigidos para a execução de um galpão em uma região industrial.

Ao ler este artigo, você entenderá mais sobre o assunto e poderá cumprir os critérios técnicos e normativos em suas obras. Confira.

Qual é a composição do concreto?

O concreto é composto por cimento, areia, brita, água e outros aditivos. Por mais que essa mistura pareça simples, é possível desenvolver materiais com diferentes características de resistência de acordo com as exigências de cada projeto.

Além disso, hoje em dia, existem diversos tipos de concreto:

  • pré-fabricados;
  • pré-moldados;
  • protendidos;
  • armados;
  • de alto desempenho;
  • autoadensáveis;
  • e muito mais.

Todas essas possibilidades permitem que o engenheiro vença cada vez mais os desafios da construção civil. Contudo, alguns profissionais ainda não têm conhecimento pleno em relação à ação do meio ambiente na durabilidade do concreto.

Entender o funcionamento dos mecanismos químicos e físicos é fundamental nessas horas. Apenas com essas informações você será capaz de, por exemplo, utilizar a quantidade correta de cimento ou evitar a ação de sulfatos na mistura.

Quais são os fatores que reduzem a durabilidade do concreto?

Não importa onde a sua obra esteja localizada: a ação da natureza sempre estará presente e, como consequência, a estrutura estará suscetível à deterioração. Negligenciar esse assunto significa abrir brechas para o surgimento de trincas, a exposição de armaduras, a despassivação dos aços protendidas e vários outros problemas.

Dessa forma, o respeito às determinações normativas é um dever do engenheiro. A NBR 6118 — Projeto de estruturas de concreto Procedimento —, por exemplo, simplifica a análise do grau de agressividade ambiental nos projetos de estruturas correntes.

Locais de respingos e de variação de maré sujeita a molhagem e secagem representam o maior perigo natural.

Os cloretos presentes na brisa e na água do mar penetram nos poros do concreto e provocam a despassivação das armaduras. Como consequência, as armaduras são corroídas facilmente. A presença de sulfatos da água do mar promove a fissuração do concreto, agravando a situação.

Os sintomas ou manifestações patológicas externas e visíveis nesses casos são, predominantemente, manchas de corrosão (óxidos ou ferrugem), fissuras, eflorescências (manchas brancas) e, em estados mais avançados, destacamentos superficiais.

Quando se fala do ambiente industrial, as substâncias e os produtos químicos utilizados e produzidos nos processos deterioram o concreto e o aço, como os nitratos e os sulfetos hidróxidos.

E tem mais: existem agentes de agressividade nas áreas urbanas também. A fuligem é composta por dióxido de enxofre (SO2) e gás carbônico (CO2), componentes que atrapalham a durabilidade do concreto.

Quais são os principais mecanismos responsáveis pela deterioração do concreto?

A seguir, confira os motivos que afetam o desempenho da resistência de uma estrutura.

Lixiviação

Processo de dissolução e de transporte de cal hidratada. É nociva ao concreto porque causa a remoção dos sólidos e reduz a resistência mecânica do material. Além disso, a lixiviação abre caminho para a entrada de gases e de líquidos agressivos às armaduras e ao concreto.

Reação Álcalis-Agregado (RAA)

Reação que ocorre em argamassas ou concretos entre os íons de hidroxilas (OH-) associados aos Álcalis Ácido de Sódio (Na2O) e Óxido de Potássio (K2O), provenientes de cimentos ou demais fontes.

Entenda que a reação Álcali-Agregado deteriora o concreto endurecido e provoca a formação de um gel expansivo. A melhor maneira de combater essa deterioração é evitar sua ocorrência antes da construção, ou seja, reduzindo seus efeitos caso ela se manifeste.

Despassivação por Carbonatação

Ocorre com a penetração de gás carbônico nos poros do concreto, por meio de fissuras ou espaços oriundos da lixiviação. O gás em contato com a armadura reduz o pH do concreto e diminui a proteção das armaduras.

Despassivação por Ação de Cloretos

Consiste na ruptura local da camada de passivação, causada por elevado teor de íon cloro. A medida preventiva é dificultar o ingresso de agentes agressivos ao interior de concreto.

Qual é o papel da tecnologia?

Quem acompanha este blog sabe como os avanços tecnológicos mudaram a forma como um engenheiro supera desafios na rotina. Os projetos geotécnicos não param de evoluir.

Assim como as diversas áreas da construção civil, o mercado já exige o aumento da durabilidade do concreto por meio do uso de novas estratégias e materiais construtivos.

Com o passar dos anos, as armaduras se tornaram mais resistentes. Destacam-se as armaduras com aço inoxidável, os aços galvanizados e revestidos com epoxídicos (epoxicoated ou fusion bondedreinforcement) e os elementos poliméricos.

O uso de anodos ou de corrente impressa são opções para quem deseja realizar a proteção catódica das armaduras. Em resumo, essas técnicas imunizam as armaduras à corrosão.

Ensaios comprobatórios de desempenho da durabilidade da estrutura frente ao tipo e classe de agressividade previstos em projeto devem estabelecer os parâmetros mínimos a serem atendidos. É essencial realizá-los para tomar decisões mais precisas.

Na falta destes e devido à existência de uma forte correspondência entre a relação água/cimento e a resistência à compressão do concreto e sua durabilidade, permite-se que sejam adotados os requisitos mínimos expressos para tipo de concreto e cobrimento mínimo para a proteção das armaduras presentes na tabela 6.1 da NBR 6118.

Existem outros componentes que melhoram a durabilidade do concreto também, como:

  • fibras metálicas,
  • aditivos inibidores de corrosão,
  • geotêxteis;
  • nanotubos de carbonos.

Todos esses materiais podem ser utilizados por um engenheiro, a fim de entregar obras com maior qualidade, dentro do cronograma previsto em contrato.

Neste artigo, detalhamos como é possível garantir a durabilidade do concreto a partir do estudo da agressividade do ambiente e do uso de componentes e de aditivos corretos.

Agora, assine a nossa newsletter e receba em sua caixa de entrada mais informações e novidades da engenharia civil!